O INCA atualizou as diretrizes para a detecção precoce do câncer de boca. O Instituto deixou de preconizar o autoexame e o rastreamento populacional após a avaliação de diversos estudos e pesquisas recentes, que demonstram não haver evidências cientí- ficas de que as medidas tenham conseguido reduzir o número de novos casos ou baixar a taxa de mortalidade pela doença.
Para a detecção precoce da doença, o Instituto recomenda procurar de imediato um dentista ou médico caso surja lesão na boca que não cicatrize em até 15 dias. “O profissional fará um exame completo e, se a lesão for suspeita para câncer, encaminhará o paciente para um especialista, que pode ser um estomatologista”.
OPINIÃO PESSOAL NOSSA: o auto exame, por óbvio, não substitui o exame clínico do especialista, no entanto, não pode ser menosprezado como ferramenta de possível diagnóstico precoce. Por esta razão, continuaremos a orientar nossos pacientes a realizarem o auto exame completo, em busca de manchas, aumentos de volume e de consistência em feridas que não cicatrizem espontaneamente em 15 dias.
* notícia completa no site do inca: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/237e65804eb692b2871297f11fae00ee/09_prevencao.pdf?MOD=AJPERES
* notícia completa no site do inca: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/237e65804eb692b2871297f11fae00ee/09_prevencao.pdf?MOD=AJPERES
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: