Este é o depoimento de uma de nossas pacientes, extremamente gratificante. Existem hoje duas fortes correntes em relação à etiologia multifatorial das desordens temporo-mandibulares: uma que inclui a deficiência na oclusão ("encaixe" dentário) como uma das causas e outra que recusa fortemente esta possibilidade, geralmente defendida por ortodontistas.
Existe farto material científico sobre ambas as possibilidades, e por isso acredito que a experiência profissional conta muita nas condutas a serem tomadas. Em nossa experiência, inclusive corroborada por diversos colegas no último COBRAC de São Paulo, entendemos que nem sempre os achados em exames significam que temos que abordar cirurgicamente desde que não hajam sintomas. Por exemplo: paciente com luxação de menisco, porém sem dor, costumamos abordar de forma extremamente conservadora .
Por outro lado, acreditamos também que pela íntima relação dentária com as estruturas de suporte da ATM é praticamente certo que a oclusão tem papel nestas desordens. Por esta razão, costumamos abordar como primeira conduta em nossos planejamentos a remoção dos terceiros molares, as vezes com resultados surpreendentes.
Assista ao vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: