Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Estudando para a Residência



A pedidos do leitor do blog Rodrigo, daremos algumas dicas básicas para quem estuda para residência ou especialização em bucomaxilo, já que grande parte dos leitores são estudantes, o que engrandece nosso blog.

- Tenha alguma experiência em cirurgia: nem sempre o estudante de graduação tem a real noção do que é a vida de um cirurgião, sendo fisgados por um certo "glamour" que a especialidade ainda desperta. Nem tudo são flores: rotina, desvalorização profissional e dificuldade de montar serviços em hospitais públicos são apenas algumas das dificuldades. Ter alguma experiência, como uma extensão ou atualização, conta muito no curriculum e pode ditar o caminho a seguir.

- Tenha momentos de lazer: ler muito é fundamental, mas momentos de descanso também podem ajudar a reduzir a tensão e fixar melhor os conhecimentos adquiridos. reserve ao menos um dia na semana para encontrar os amigos, ir à balada ou dar mais atenção à namorada(o)/esposa(o), sem nem pensar em tocar em livros!

- Diversifique a bibliografia: além dos livros, com a internet temos acesso à muita bibliografia científica, como artigos em língua estrangeira (a literatura em inglês é fundamental na vida do cirurgiã), atlas, imagens anatômicas, e mesmo blogs muito interessantes que podem facilitar muito a vida do estudante. Recomendo o blog http://bucomaxilofacial.blogspot.com.br/ , sempre com conteúdo interessante i inclusive com revisão de provas.

Excelente blog de cirurgia

- A literatura clássica em bucomaxilo não pode faltar: Dingman, Fonseca e Peterson. Já há várias edições de todos livros traduzidas para o português.

- Fique calmo: a maioria dos residentes e cirurgiões não passaram no seu primeiro processo seletivo.



- Mostre interesse: estagie (se possível no local onde quer prestar a residência), pergunte, estude, engrandeça seu currículo. Lembre-se que o estudo não termina ao ingressar na residência, muito menos depois de formado.

- Aproxime-se de quem tem conhecimento: vá a congressos (um exemplo é o COBRAC, a cada dois anos), converse com cirurgiões, troque ideias, peça dicas. Mostre esforço!



Prepare-se para uma vida de emoções, agitada e completamente apaixonante!

1 comentários:

  1. Rodrigo (rnf_rodrigo@hotmail.com)17 agosto, 2014

    Muito bom ter dicas de quem já passou por todo esse processo! Abraço

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: