Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Fratura de Órbita - O Assoalho Orbitário

Para ilustrar esta que é uma das fraturas de face mais comuns, imagens que demonstram um pouco de nosso trabalho.
                O assoalho orbitário é uma fina placa óssea (“lâmina papirácea” – do grego pápyrus = papel) localizada abaixo dos globos oculares, dando sustentação àquelas estruturas. De formato convexo e extremamente fino – de espessura compatível a uma folha de papel -, o assoalho da órbita exerce importante papel anatômico de auto-proteção às estruturas oculares durante os traumas de face (figura 1).
  1. Esquema representando a cavidade ocular com detalhe para o assoalho
                Por ser extremamente delgado, o assoalho orbitário sofre fraturas facilmente (figura 2) durante traumatismos faciais, aliviando a pressão interna na cavidade ocular, o que do contrário poderia levar a danos oftálmicos irreversíveis. 
    2. Fratura no assoalho orbitário
                Com o rompimento do assoalho da órbita, é comum que os tecidos que envolvem o globo ocular, como gordura e músculo, herniem (adentrem) para dentro da cavidade formada. Como consequência, os globos oculares perdem a simetria e podem causar visão dupla ao paciente, situação clínica conhecida como “diplopia” – (neologia do séc. XIX – vista duplicada).
                Outros sinais comuns à fratura do assoalho orbitário são o edema (inchaço), hematoma (olhos de “guaxinim” – figura 3) e hemorragia subconjuntival (aspecto de “olhos vermelhos). 
    3. “Olhos de guaxinim”
                Com o advento da fixação interna rígida por placas e parafusos de titânio na correção das fraturas, o tratamento da fratura de assoalho orbitário tornou-se menos complexo e com melhores resultados. Os exames por imagem como a tomografia computadorizada, em conjunto com o exame clínico, fornece importantes subsídios ao cirurgião bucofacial e norteiam a conduta, que pode variar de tratamentos conservadores até a reconstrução das paredes orbitárias com micro-telas e micro-parafusos de titânio (figura 4).
    4. Reconstrução do assoalho orbitário com tela de titânio

201 comentários:

  1. Tenho uma colega que fez essa cirurgia e ainda tem duas semanas de operada Ela se queixa que ainda ta com visão dupla Será que ta assim porque tá com o músculo ao redor do olho inchado ? Esteticamente ficou bom ,ela fez uns exames e o médico dela ira ver se se terá que fazer algum reparo eu acho . Será que a visão dela voltará ao normal mesmo ? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, conforme já respondi via facebook:
      Bom dia Carlos.
      Nesse caso, realmente me sinto impedido de traçar qualquer opinião. Como te disse anteriormente, sem examinar a paciente, sem ao menos ver algum exame, ficaria apenas no "achismo". Normalmente a diplopia (visão dupla) é esperada no pós-operatório nestes casos, devido ao edema dos tecidos moles, devendo evoluir satisfatoriamente com o tempo. Te respondi lá no blog também.

      Excluir
    2. Fiz uma cirugia dessa ha cerca de 4 anos MAs EU mi queixo pq a pele do meu olho ficou aberta tipo caida I mi incomida muito I continuo trndo visoes duplas do lado direito onde fui agredida o q devo fazer dr

      Excluir
    3. Olá, você provavelmente está com uma ptose palpebral. Deve procurar o cirurgião para reavaliação

      Excluir
  2. Muito obrigado pela resposta. Que continue a ser esse excelente profissional, confiável e dedicado que demonstra ser. Que, com destreza e humanidade, trata das "pessoas como um todo" não só fisicamente. Pelo fato de dar atenção e tirar dúvidas torturantes que porventura tenhamos antes e pós-cirurgia ou, duvidas de terceiros de operados. Recomendo tua pericia e cuidados e, da tua equipe, para qualquer um que queira e precise dos teus serviços como cirurgião que agora esteja visitando este blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo.
      Não tens que agradecer. É o meu trabalho e faço com gosto. Entendo a ansiedade do leigo. Creio que esta assistência "humana" também faz parte do trabalho, e é o que diferencia os profissionais. Grande abraço!

      Excluir
  3. Ola sofri um acidente e sofri uma fratura da órbita e fraturei o nariz também. Já fiz a cirurgia de reparação e reconstituição do nariz. Ainda fiquei com uma pequena fratura no assoalho orbitário. Minha visão está ótima, não tenho visão dupla, porém quando fixo o olhar para baixo sinto uma diferença de um olho para outro,(não é visão dupla) quando olho apenas com o olho direito a visão fica normal, quando olho apenas com o olho esquerdo (olho com fatura no assoalho) a visão fica com um desnível comparado com o olho direito. Gostaria de saber se poderia ser causado pelo inchaço do pós operatório (a cirurgia foi a nove dias atras)ou esse é um sintoma normal da fratura da órbita? sei que sem exames fica complicado dar um diagnostico mas gostaria de uma opinião......
    obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Vc está correto. Normalmente existe um período para a completa consolidação óssea, após cirurgias de redução e fixação, que podem levar de 3 a 6 meses. Durante este período, é perfeitamente normal sintomas como alterações visuais, parestesia, edema, dependendo do tipo de procedimento realizado. Tenha paciência, é um período difícil, mas se vc foi conduzido da maneira correta pelo cirurgião, tudo voltará ao normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr fiz uma cirurgia de fixação no zigomático e no assoalho tem 23 dias pq fraturei o lado esquerdo e no laudo a questão órbitaria tava tudo normal só q estou com a visão ruim, meus olhos estão sensíveis a luz n consigo forcar a visão em algo longe n consigo ver tv nem mexer no celular direito isso é normal ou tem algo errado?

      Excluir
    2. É perfeitamente normal pelo tempo da cirurgia, considere o edema e o processo inflamatório cicatricial

      Excluir
    3. Dr Fabiano fiz cirurgia do zigomático e assoalho pq fraturei e tive que colocar placas, agora estou sentindo minha visão ruim meus olhos estão sensíveis a luz e as vezes não consigo focar em algo minha visão noturna tbm ficou ruim devo me preocupar ou faz parte dos sintomas da cirurgia?

      Excluir
    4. Olá Bruno, já respondido acima

      Excluir
  5. Bom dia, , sofri um acidente automobilístico alguns anos atrás... Foi feita a cirurgia de correção da fratura da órbita, mas o olho ficou com uma depressão... Existe cirurgia reparadora para estes casos ?? Aguardo retorno, caso queira pode responder-me no e-mail... bilingamcd2004@gmail.com, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Defeitos oculares tardios, decorrentes de acidentes há muito ocorridos, são de dificil resolução. Se o defeito for exclusivamente de ptose ocular ("queda" dos tecidos moles palpebrais ao redor dos globos oculares), a cirurgia plástica seria a melhor opção. Se o defeito for ósseo, existem técnicas com o uso de plietileno poroso que podem repor o defeito tardio. Cirurgias de refratura e reposicionamento ósseo são bem mais complexas e nem sempre consegue-se resultados muito bons.

      Excluir
  6. Olá,
    sofri um acidente automobilístico grave em setembro deste ano. A cirurgia para reconstrução do assoalho orbitário foi realizada, porém por conta da lesão do acidente, perdi muita gordura ocular e meu olho ficou deslocado dentro da órbita causando visão dupla e enoftalmia(afundamento do globo ocular na órbita). A primeira cirurgia resolveu o fato da parte afetada pela lesão estar "caída" porém não soluciounou a visão dupla e a enoftalmia. A visão dupla eu estou tentando resolver com um oftalmologista especialista em plástica ocular porém a enoftalmia meu buco quer fazer outra cirurgia para trazer o o olho para frente. Você já realizou este tipo de cirurgia de correção de enoftalmia ou conhece algum buco que já tenha realizado? Se sim qual é a técnica utilizada ? E esse tipo de cirurgia deve ser realizada quanto tempo depois do acidente?Resolver isso é muito importante para mim pois sempre fui muito vaidosa e isto está me abalando profundamente.Grata desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para entender esta pergunta, é necessário entender por que razão ocorre a enoftalmia e a diplopia. Temos que entender a cavidade orbitária como uma "caixa redonda, mas esquematicamente próximo à imagem de um triângulo, com base na frente e ápice atrás", com um determinado volume, que abriga o globo ocular e os tecidos à sua volta, incluindo musculatura, gordura, inervação e vascularização. Quando o globo ocular sofre um trauma, a consequência natural é uma ou mais paredes desta "caixa" serem rompidas, como válvula de escape para o aumento da pressão interna causada pelo trauma. Se não houvesse estas fraturas, provavelmente o globo ocular seria lesionado. Como consequência da fratura de uma ou mais paredes da cavidade orbitária, podem ocorrer herniação dos tecidos moles, tanto para o seio maxilar envolvido como para áreas próximas, aumentando o volume da cavidade, como para áreas anatômicas próximas. Com isso, o globo ocular "cai", mesmo que seja milímetros e visualmente imperceptível. Esta queda causa a diplopia (visão dupla), já que o a mínima diferença na linha bipupilar faz com que se perca a profundidade da visão. Por este motivo, acho muito difícil que um oftalmo que não seja cirurgião resolva o seu problema, a menos que a diplopia esteja sendo causada apenas pelo edema dos tecidos - neste caso, com a redução do edema, a diplopia se resolve por si só. Quanto à enoftalmia, muito mais complexa, ocorre pelo aumento do espaço interno da cavidade ocular, geralmente na região mais posterior e medial, fazendo com que o globo ocular fique em uma posição "mais para trás". A correção das duas complicações geralmente envolvem procedimentos cirúrgicos adicionais, para reconstruir a cavidade orbitária. As duas maneiras mais comuns de reconstruí-la são: por polietileno poroso (através de uma tomografia em 3D, se reconstrói o defeito em resina para que se tenha a real extenção do defeito, e assim, através de próteses customizadas, se refaz o contorno e o correto volume da cavidade) ou por telas de titânio, que deverão ser adaptadas na "região chave" (póstero medial), realinhando a "queda" do globo ocular afetado. Deve-se pensar a cavidade orbitária em 3 dimensões, onde esta região posterior seria o ápice de um triângulo e a região externa, a base. Assim, minunciosamente, se consegue resolver tais problemas. E, respondendo sua pergunta, sem, temos experiência nestes casos. Porém, como são casos de sequela, não podemos prometer resultados imediatos, já que cada paciente responde de uma maneira diferente, com resultados diversos. Muitas vezes são necessários mais de um procedimento cirúrgico.

      Excluir
  7. Dr. Fabiano que explicação maravilhosa o Sr. me deu. Obrigada, o senhor é uma pessoa iluminada por dedicar uma parte do seu tempo em prestar informações para pessoas leigas como eu. Quanto a minha diplopia, com a lesão no assoalho orbitário os músculos abaixo dos olhos ficaram "presos" o que ocasionou a elevação do meu olho na órbita. Minha oftalmo é cirurgiã sim e ela tá investigando o motivo de ter persistido a diplopia após a recontrução do assoalho. Com a lesão que eu tive meu olho ficou muito inchado, inchado e fechado durante semanas, só comecei a conseguir de fato abrir o olho após a cirurgia quando o inchaço do olho foi diminuindo( na verdade Dr. eu não sei como eu não fiquei cega pois o acidente foi muito grave). Enfim, quando eu consegui abrir, de fato, o olho, percebi que ele estava menor que o olho não afetado e senti que com a cirurgia ele ficou mais "apertado", depois percebi que existe uma costura cirurgica na palpebra inferiror, como se estivesse costurada ela(a pálpebra) em alguma tela interna. Isto é reversível? Com a correção da enoftalmia o olho volta ao tamanho normal?O procedimento cirurgico para correção da enoftalmia deve ser realizado em média quanto tempo após a primeira cirurgia de reconstrução do assoalho orbitário?É uma cirurgia complexa? O buco ao realizá-la precisa estar acompanhado de um oftalmo cirurgião ou não?A simetria entre os dois olhos do paciente é facilmente obtida ou nem sempre é possível? Obrigada mais uma vez, seus esclarecimentos estão sendo muito importantes para mim. O senhor pode passar o contato da clínica em que o senhor atende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga. Volto a frisar, e você pode observar pelo meu comportamento em todas as respostas das postagens, seria anti-ético da minha parte estar tecendo diagnósticos e planos de tratamentos para pacientes que nem sequer foram por mim examinados. Então, tudo o que eu escrevo são SUPOSIÇÕES baseadas na história clínica. O melhor e mais correto seria você consultar com os cirurgiões que lhe operaram. Se, realmente, a causa da diplopia for aprisionamento muscular, somente a cirurgia para o desencarceramento destes músculos trará novamente a mobilidade ocular e consequentemente resolverá a diplopia. O profissional indicado é o cirurgião bucomaxilofacial. Caso a sua oftalmologista tiver experiência com cirurgia de trauma, também poderá trabalhar no caso, mas o que normalmente este profissional trata são lesões ao globo ocular em si. Quanto à enoftalmia, você se expressou errado. O tamanho do globo ocular não diminui. O que ocorre, é que com o aumento do volume da cavidade orbitária, o globo fica posicionado mais posteriormente, dando a SENSAÇÃO de um olho menor. Não existe um período específico para a cirurgia, varia caso a caso, devendo ser realizada o quanto antes for possível. E finalmente, é uma cirurgia que não depende só da técnica cirúrgica, mas sim de fatores cicatriciais, evolução do edema e outros, portanto, não se pode garantir resultados até que a cirurgia esteja feita. Os contatos da clínica estão todos no blog, no link:
      http://britesbucofacial.blogspot.com.br/2012/01/nossos-contatos.html

      Excluir
  8. Dr. Fabiano, obrigada mais uma vez. Realmente, meu olho está menor, mas sei que isto pode ser reparado através da cirurgia de reparo da enoftalmia, porém o que está me deixando intrigada é que após a primeira cirurgia eu tive a sensação do contorno( a pele que fica ao redor) deste olho está mais apertado. Então quando fui olhar no espelho, percebi que a pálpebra inferior está mais esticada para os lados, porém é algo que apenas eu percebo quando a manipulo. O formato externo dela na se alterou. Explico melhor: quando as pessoas puxam suas pálpebras inferiores para baixo, fica visível a parte vermelha interna. Poisé, em mim, eu não consigo mais visualizar esta parte pois é como se ela estivesse abaixo do olho e mais "justa" ao olho. A minha sutura abaixo do olho ficou uma linha bem discreta. Eu não entendo o que pode ter acontecido. O que pode ser isso? Isto pode atrapalhar a correção da enoftalmia ou deixar a pele, abaixo, do olho com formato esticado? Outra coisa: nas cirurgias de correção de enoftalmia, o olho volta ao formato original ou não? Eu quero saber nas cirurgias que o senhor realiza em relação a enoftalmia, o que é que não se consegue recuperar apesar da cirurgia? O contorno do olho fica distorcido? Um cirurgião plástico não resolve? Mais uma vez, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pelo que entendi, sem examiná-la, possivelmente você está com uma retração cicatricial pós-operatória. A tendênciaé que ao longo dos meses, com a suavização da cicatriz, a pele volte a uma textura menos espessa e o contorno do olho e pálpebras voltem ao normal. E sim, poderá atrapalhar a cirurgia para correção de enoftalmia porque os tecidos ainda estão muito fibrosados. Quanto às cirurgias, só teremos a resposta de como ficará no pós-cirúrgico. São critérios específicos, cada caso é um caso, em alguns se conseguem ótimos resultados e em outros nem tanto. E sim, a cirurgia plástica poderia ajudar neste caso, trabalhando em conjunto, sempre.

      Excluir
  9. Dr. Fabiano muito obrigada. O senhor como sempre atencioso. Que Deus continue te iluminando. Grata

    ResponderExcluir
  10. Dr. Fabiano, o senhor pode me tirar a seguinte dúvida: a incisão coronal pode afetar os nervos ou músculos da testa e os que controlam o movimento das sobrancelhas? A pessoa pode ficar sem sensibilidade e movimentação permanente na região após este tipo de incisão? Se sim, com que frequência isto ocorre e como pode ser evitado. Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mesmo não sendo este o assunto desta postagem, a resposta é sim. Notadamente quando a incisão for BI coronal, são grandes as chances de lesão temporária ao ramo frontal do nervo facial, que controla a mímica da testa, sobrancelha e pálpebras superiores, já que há um descolamento nesta área. Dificilmente a lesão será permanente, normalmente retornando gradativamente às suas funções normais.

      Excluir
  11. Dr.sou EU a pessoa c diplopia e e enoftalmia EU indaguei isto p senhor pois Meu cirurgiao quer fazer acesso coronal p ter acesso a parede medial da orbita(do lado do nariz) p correcao da enoftalmia . A primeira cirurgia foi em inicio de outubro como EU havia dito.

    ResponderExcluir
  12. Continua ... Estou c medo . Queria que a incisao fosse proxima ao olho. Quando o senhor faz correcao de enoftalmia o sr e sua equipe costumam a utilizar coronal ou outros tipos de incisao?Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Torno a repetir. Depende muito do caso. Não há uma regra. Normalmente, a melhor incisão, a que trás uma visão mais ampla das fraturas, é mesmo a incisão bi-coronal.

      Excluir
  13. Olá, Dr. Fabiano! E quanto a incisão coronal, quando a incisão é feita sai muito sangue?Quem tem pressão baixa e hipoglicemia pode fazer a cirurgia com incisão coronal tranquilamente?Desde já grata, as informações do senhor estão sendo muito importantes para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, normalmente qualquer incisão é feita em campo hemostático, ou seja, enquanto o anestesista controla o paciente hemodinamicamente (incluindo tensão arterial), o cirurgião controla o campo cirúrgico localmente com medidas hemostáticas, ficando então um campo limpo, sem sangramento. Por outro lado, a ultima coisa que um paciente deve se preocupar é com o sangramento trans-cirúrgico. Isso não depende do sucesso do planejamento!

      Excluir
  14. Dr. Fabiano, obrigada mais uma vez. Estou muito ansiosa e com medo também, mas creio que Deus não vai me desamparar.

    ResponderExcluir
  15. Dr Fabiano, eu sofri uma fratura no assoalho da órbita. Eu gostaria de saber se a cirurgia (colocação de uma malha de titânio) é imprescindível. Eu preciso fazer essa cirurgia? Levando em conta que não tive sequelas maiores. Meu olho pode ficar fundo ou cair? É comum esse defeito no olho sem a cirurgia?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De maneira nenhuma é imprescindível. Cada caso é um caso. Você deve ser avaliado por um cirurgião, que decidirá se o caso é cirúrgico ou nao. Muitas vezes, não há o deslocamento da fratura, ou mesmo afundamento do globo ocular, o que elimina a necessidade de reconstrução.

      Excluir
  16. Dr Fabiano, o sr conhece um novo material a base de polimero de mamona chamado POLIQUIL que pode ser usado para substituir a Tela de titânio no assoalho da orbita.

    ResponderExcluir
  17. Gilmar, conhecemos, mas no momento, até que pesquisas clínicas comprovem a eficacia do material a longo prazo, preferimos seguir usando o que já está testado e comprovado. Telas/malhas de titânio ou substitutos autógenos, como cartilagem alar.

    ResponderExcluir
  18. olá!ha quase 3 meses eu sofri um acidente automobilistico...eu apresentava diplopia por conta da fratura que sofri...fiz cirurgia a 3 semanas atras,no começo minha visao so estava embaçada,mas agora minha visao dupla voltou.Será que ela vai sumir quando meu olho desinchar completamente?

    ResponderExcluir
  19. Olá. Normalmente o edema pode sim interferir no posicionamento dos globos oculares e consequentemente na diplopia. Sugira aguardar.

    ResponderExcluir
  20. Dr Fabiano passei por cirurgia ortognática classe 3 há 18 meses só que com 9 meses foi preciso retira um bloquinho que travava o osso porque latejava muito,só que sinto um peso ou aflição nesta mesma região que incomoda muito,será que pode ser o material titânio ou o aparelho porque depois da cirurgia a gengiva desceu em volta da banda do aparelho será que quando tira o aparelho isto acaba?Gostaria de saber sua opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Normalmente os primeiros dois ou 3 anos pós-cirurgia ortognática, considerando que todas as relações anatomicas, inclusive musculares, são modificadas drasticamente em uma correção de classe III, é natural que surjam desconfortos como parestesias e/ou dores leves. Considerando a sua descrição, tanto a placa de titânio como a banda ortodôntica podem estar causando o desconforto. Considerando o seu relato, é mais provável que a hiperplasia gengival sobre a banda seja a responsável. Sugiro consultar com seu orto. Veja mais sobre cirurgia ortognática neste link:

      http://britesbucofacial.blogspot.com.br/2014/01/cirurgia-ortognatica-na-midia.html

      Excluir
  21. Ola Dr. eu levei um soco num assalto, tive hemorragia no nariz, mas por alguns minutos e parou, apliquei gelo e o olho nao inchou muito, no dia seguinte tive uma hemorragia na parte branca do olho, fui ao hospital fiz o CT e diagnostico foi, fratura do nariz, e fratura inferior da orbita... nunca tive visao dupla, tenho todos movimentos do olho normal sem nenhuma dor.resumindo nao reparei nenhuma alteracao na visao ate hoje 8 dias depois... tenho mesmo que ir a cirurgia?? se nao for que problemas futuros posso ter??
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo teu relato de sinais clinicos realmente é compativel com fratura de ossos próprios nasais, assoalho e parede medal orbitários. Como não há nenhum sintoma importante, o ideal seria aguardar mais algumas semanas para decidir pelo tratamento conservador. O edema, mesmo que imperceptivel, pode mascarar sintomas que apareceriam depois, inclusive a visão dupla.

      Excluir
  22. intumescimento por acumulação de ar sob a pele na proximidade do olho, constituindo geralmente um sinal de que a fractura afectou a parede de uma cavidade sinusal, particularmente do seio maxilar (uma câmara cheia de ar localizada no interior da região malar, por baixo do olho)

    ResponderExcluir
  23. Doutor, boa noite. Recentemente tive uma queda feia e como laudo da Tomografia Computadorizada deu como "Fratura no osso frontal à esquerda, com extensão para o teto orbitário deste lado, sem desalinhamento significativo". Quando fui pegar a Tomografia, aproveitei para passar novamente por uma Clinica Geral do Hospital, e ela pediu para que eu fizesse uma nova tomografia, com enfoque neste local, e que passasse com uma oftalmo.
    Feito ambos, a oftalmo fez todos os testes e disse que estava tudo certo, sem nenhum problema. Eu mesmo não estou tendo visão dupla nem nada, consigo ler normalmente, mexer no computador, etc.
    Acontece que depois, quando saiu essa segunda tomografia, passei por um último médico.
    Este último médico ligou para um cirurgião plástico e citou o laudo da primeira tomografia ("Fratura no osso frontal à esquerda, com extensão para o teto orbitário deste lado, sem desalinhamento significativo"). Neste momento, ele disse que eu deveria ficar internado na hora e que no dia seguinte um neuro e um cirurgião plástico iria conversar comigo sobre uma possível cirurgia.
    Quando perguntei o motivo, ele falou que havia uma fratura no assoalho (isso não deveria ter sido pego já pela primeira tomografia? Não entendi como mudou o laudo de uma tomografia para outra em questão de 3 dias).
    Realmente é necessário essa cirurgia visto que não tenho NENHUM sintoma (absolutamente zero), meu olho não está inchado e não tenho a tal da visão dupla?

    ResponderExcluir
  24. Doutor, boa noite. Recentemente tive uma queda feia e como laudo da Tomografia Computadorizada deu como "Fratura no osso frontal à esquerda, com extensão para o teto orbitário deste lado, sem desalinhamento significativo". Quando fui pegar a Tomografia, aproveitei para passar novamente por uma Clinica Geral do Hospital, e ela pediu para que eu fizesse uma nova tomografia, com enfoque neste local, e que passasse com uma oftalmo.
    Feito ambos, a oftalmo fez todos os testes e disse que estava tudo certo, sem nenhum problema. Eu mesmo não estou tendo visão dupla nem nada, consigo ler normalmente, mexer no computador, etc.
    Acontece que depois, quando saiu essa segunda tomografia, passei por um último médico.
    Este último médico ligou para um cirurgião plástico e citou o laudo da primeira tomografia ("Fratura no osso frontal à esquerda, com extensão para o teto orbitário deste lado, sem desalinhamento significativo"). Neste momento, ele disse que eu deveria ficar internado na hora e que no dia seguinte um neuro e um cirurgião plástico iria conversar comigo sobre uma possível cirurgia.
    Quando perguntei o motivo, ele falou que havia uma fratura no assoalho (isso não deveria ter sido pego já pela primeira tomografia? Não entendi como mudou o laudo de uma tomografia para outra em questão de 3 dias).
    Realmente é necessário essa cirurgia visto que não tenho NENHUM sintoma (absolutamente zero), meu olho não está inchado e não tenho a tal da visão dupla?
    Desde já agradeço por sua disponiblidade com os leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Uma dúvida: em algum momento você passou pelo bucomaxilo? ou somente clinico, oftalmo, plastico e neuro? Caso negativo, deve passar por uma avaliação deste profissional. Pelo LAUDO, que descreve fratura do teto da órbita (o que por si só descartaria diplopia - visão dupla) sem desalinhamento, somado ao fato de voce não ter nenhuma sintomatologia, o tratamento seria conservador (sem cirurgia). No entanto, lembro que "a clínica é soberana", os exames por imagem são apenas acessórios. A palavra final é do bucomaxilo.

      Excluir
    2. Dr., muito obrigado pela resposta. Irei passar hoje as 18h00, eu fiquei preocupado porque na primeira tomografia não havia nada descrito com fratura no assoalho, e depois foi pedido uma nova tomografia nessa região específica. Como ainda não tenho acesso ao laudo (o resultado da tomografia sai em 3 dias úteis), tenho apenas o resultado da primeira tomografia, que é essa fratura do teto. Não sei se ele confundiu teto com assoalho.
      Uma última dúvida: se eu realmente tivesse essa fratura do assoalho, a primeira tomografia já deveria ter pego, assim como a fratura no teto?

      Muito obrigado.

      Excluir
    3. Boa tarde. Se a TC foi feita nos parametros corretos, com cortes de no maximo 2mm, tomadas axiais e coronais, dificilmente não apareceria.

      Excluir
    4. Muitíssimo obrigado! Passei com o buco e ele falou o mesmo que o senhor disse, não há necessidade de operação, o tratamento conservador irá dar conta.
      Em relação ao trabalho, não há necessidade de afastamento, correto? Pelo fato de eu estar assintomático, achei essa decisão correta, ou seria necessário?

      Excluir
    5. Não é necessário. Sempre lembrando que não examinei!

      Excluir
    6. Sim, sem dúvidas, analisar a distância é muito difícil! Mas incrivelmente tudo o que você me falou bate com o laudo final! Muito obrigado! Você aliviou muitas preocupações que eu tinha até sair o laudo final!!
      Todo sucesso para você!

      Excluir
  25. Olá Dr.
    Eu sofri um acidente de carro e tive uma fratura na órbita. Foram colocadas placas e uma rede ambos de titânio.
    Gostaria de saber se após a recuperação poderei voltar a praticar o boxe(esporte de contato) mesmo com essas placas e rede. Ou seria preciso retirar essas placas e rede para poder voltar a praticar o esporte?
    A região operada fica mais sensível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nenhuma contra-indicação após o período de consolidação óssea, não sendo necessário remover placas e parafusos. Use proteção como usaria normalmente se não houvesse fratura e cuidado sempre!

      Excluir
    2. Boa tarde Dr.
      Eu ouvi dizer que qualquer pancada mais forte que eu levar, isso pode vir a afetar minha visão por causa das placas(ao saírem do lugar).
      Corro realmente esse risco?
      Depois de quanto após a cirurgia os ossos consolidam?

      Excluir
    3. Negativo amigo. Uma vez consolidada a fratura (varia de 3 a 6 meses) esse risco não existe. Funciona como osso normal e a Placa não desloca. Não confie no que leigos dizem e consulte seu cirurgião

      Excluir
    4. Boa noite fiz uma cirurgia de reconstruçao da órbita com tela titânio e tem três meses ainda tenho um pouco de visão dupla quando olho muita de lado mas tem melhorado porem quando acordo o olho esta quase igual ao outro mas no decorrer do dia fico com enoftalmia bem visível como um desnível de um olho para o outro e a visão turva. Será que ainda vai melhora com o tempo

      Excluir
    5. Amigo estou na mesma situação que você fiz minha cirurgia a 22 dias e coloquei a tela de titanio e tenho visão embacada e sensação de visão turva

      Excluir
    6. Vinicius, procure seu cirurgião

      Excluir
    7. Você acha que isso vai passar doutor? Tá complicado essa sensação de visao tremula é sensação de que ? Qual o nome disso sabe me dizer

      Excluir
    8. Vinicius, toda a cirurgia, seja em qualquer órgão, pressupõe que tecidos como musculo, gordura, pele, inervação e demais estruturas são movimentadas e acessadas. Quando a cirurgia é na órbita, é normal que ocorram inicialmente redução da acuidade visual como diplopia, enoftalmia, distopia, ptose palpebral e outras. Cada caso é um caso, mas a tendencia é ir recuperando com o tempo até normalizar. Não se preocupe e mantenha contato com seu cirurgião

      Excluir
    9. Obrigado doutor , no caso do osso ele pode ir se movimentando dentro do rosto conforme vai calcificando e acertando o globo ocular onde está fraturado ?

      Excluir
    10. Vinicius, uma vez fixada a fratura, o osso não movimenta, apenas remodela, o que é normal e necessário para a consolidação óssea. Lembrando que voce deve procurar seu cirurgiao

      Excluir
    11. Depois e antes da cirurgia meu olho lacrimeja bastante o esquerdo nele foram colocados 6 parafusos de titanio na orbita fraturada isso pode ser o que doutor lacrimeja todos os dias

      Excluir
    12. Já explicado nas respostas acima amigo! De tempo ao tempo!

      Excluir
  26. Boa tarde doutor. Fiz uma cirurgia da orbita e do osso zigomatico- fratura. Coloquei uma tela placa e parafusos, o acesso foi pela palpebra suerior e inferior e por dentro da boca. Estou com uma bolsinha inchada na palpebra inferior. Tenho 2 meses de cirurgia e o rosto ainda esta um pouco inchado. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Pode ser uma retração cicatricial ou fibrose. O normal é que isso atenue ou suma com o tempo. Não é preciso consultar um cirurgião-plástico no entanto recomendo conversar com o bucomaxilo que te operou.

      Excluir
    2. Obrigado pela atenciosídaee e respostas rápidas vc é um homem de ouro , pois muita gente sofre com as sequelas e com o tempo demorado da recuperação. E você tendo o entendimento acalma o nossos corações , pois estou em uma situação muito difícil além da cicatriz que ficou no meu nariz que não sei se tem como reparar isso , então queria agradecer e deixar mas uma pergunta , a visão dupla ou dipoplia que seja , pode ser por conta dos ossos do nariz estarem meio torto e cartilagem ? Pode ocorrer ?

      Excluir
    3. A diplopia geralmente é relacionada a diferença de nível entre os assoalhos orbitario nada tendo a ver com nariz. No entanto, no sei caso, o edema pós operatório pode causar uma falsa sensação de diplopia pelo pouco tempo. Por isto, repito, esqueça a ansiedade, tudo vai dar certo

      Excluir
  27. Estou fazendo massagem com creme de rosa mosqueta e colocando saco de agua morna, será q adianta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com dois meses pós-operatórios acho dificil condutas locais. Mas não custa tentar. O ideal, mais uma vez, é consultar com o colega que operou.

      Excluir
  28. Boa tarde doutor! Tive um trauma no olho esquerdo e ocorreu fratura da órbita ocular em 02/12/2016, fui orientado que apesar da fratura não seria necessário nenhuma cirurgia; porém, com passar dos dias, meu olho afetado passou a ficar fundo retraindo, o que me levou a consultar novamente e outro médico me disse que era caso de cirurgia e urgente. Então passei pela cirurgia blow out em 25/01/2016 e o posicionamento do olho melhorou bem, mas ainda existe um desnivelamento em relação ao outro tanto para baixo como para dentro, e aquela sensação de incômodo. Quando acordo após 8 hs de sono, o olho parece estar igual ao outro, mas ao decorrer do dia ele vai entrando (afundando), de modo que as pálpebras ficam retraídas, acompanhando a retração do globo ocular, enquanto a do olho direito fica sobre o olho, o que acaba incomodando bastante está disfunção nos olhos (tenho 50 anos de idade). Desculpe o tamanho do texto para explicar, mas gostaria de saber se após a colocação da tela de titânio é possível uma nova cirurgia para melhorar ou até mesmo reposicionar o globo ocular de modo a ficar alinhado com o outro. Desde já agradeço a orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente pergunta amigo. A fratura blow out (apenas o soalho orbitário) é bastante incomum e de difícil diagnóstico, parabens ao bucomaxilo que diagnosticou. Quando é acompanhada de distopia e enoftalmia, que são os sintomas que voce relata, geralmente há um aumento de volume da cavidade orbitária afetada, fazendo com que o globo ocular fique mais "fundo" no seu interior. Quando este defeito é reconstruído com tela de titânio e não se consegue a correta redução (que diga-se de passagem podes er por diversos motivos e fugir à responsabilidade do cirurgião), normalmente há possibilidades de reconstrução por enxerto. O primeiro passo seria consultar com o colega e solicitar uma tomografia 3D com reconstrução volumética para planejar o seu caso. Mas é possível resolver sim

      Excluir
  29. Bom dia dr fabiano!Fiz uma cirurgia da orbita e do osso zigomatico- fratura.Vai fazer 4 meses e hj senti meu rosto um pouco mais inchado do que estava, isso é normal? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. É aceitável que em até seis meses, as vezes extendendo-se por até um ano, que alguns sintomas se perpetuem, devido ao processo de regeneração ósseo. No entanto, é sempre bom estar em contato com seu cirurgião.

      Excluir
    2. Doutor porque é aceitável o que acontece que demora esse período em relação ao processo de regeneração ossseo em relação ao tempo para para que alguns sintomas se perpetuem ? No caso quais seriam esses sintomas?

      Excluir
    3. Boa tarde amigo, sintomas como fibrose, dores ocasionais, edemas ocasionais, diplopia, são todos aceitáveis e não temos como dizer quanto tempo pois cada organismo é único. O que eu percebo pelas suas perguntas anteriores é que você está bastante ansioso por resultados que muitas vezes são mesmo demorados. Você não tem nem mesmo 30 dias de cirurgia! E também deve consultar seu cirurgião para que ele te tranquilize e você consiga ficar numa boa, ok? Relaxe!!!

      Excluir
    4. Desculpa tá assim é porque tô muito inseguro porque de certa forma nunca passei por um tralha grande desse , e a sensação que é e que nunca vai desinchar , isso me deixa muito ansioso e nervoso , e o meu olho lacrimeja aonde foi colocado os 6 parafusos e essa visão tremula me encomoda porque ela é continua e já fui no médico oftalmologista e tá tudo certo mas tenho esses sintomas depois da fratura e tenho problemas de vista por isso fico com medo de ficar cego

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  30. Boa tarde Doutor! Sou a pessoa que fez a cirurgia de blow out (50 anos). Obrigado pela resposta, que Deus continue lhe iluminando e abençoando. Sem querer abusar de sua boa vontade, gostaria de tirar uma última dúvida, com base em sua experiência. Constantemente, de 2 a 3 dias, no olho operado sai um material tipo uma remela (só no olho operado). Esse material seria da gordura perdida em decorrência do trauma ou poderia ser próprio material do enxerto utilizado na cirurgia? O que neste caso, entendo que minha cavidade orbital estaria sendo aumentada a cada perda desse enxerto com reflexos cada vez piores para a enoftalmia. Detalhe, na época da cirurgia, quando estava questionando a demora para liberar a operação, o pessoal da Unimed me disse que o fornecedor não estava encontrando o material solicitado pelo cirurgião para o enxerto, e que iriam tentar encontrar um outro mediante aprovação do cirurgião. Será que o enxerto utilizado na cirurgia poderia estar soltando por algum motivo? Existe essa possibilidade, ainda que remota? Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo. Eu não havia entendido no questionamento anterior que a órbita foi reconstruída com enxerto, mas sim com tela de titânio. Se realmente foi enxerto, é preciso saber que tipo de enxerto foi utilizado, e se ele está bem fixo e na posição adequada dentro da cavidade adequada através de exames por imagem. Quanto à secreção, é preciso correlacionar com achados clínicos como dor, febre, calor local, odor, quantidade e coloração da secreção, pois pode estar havendo alguma inflamação ou infecção. Ainda assim, é muito pouco provável que este "enxerto" estaria aumentada pela "perda" do enxerto, uma vez que depois de tantos anos os próprios tecidos musculares, de fibrose cicatricial e afins que envolvem este enxerto por si só já mantém a cavidade num volume adequado. Ainda assim recomendo mais uma vez que consulte com um cirurgião, isto tudo são suposições baseadas no seu relato, sem nenhum exame físico ou de imagem

      Excluir
  31. Doutor, eu que entreguei na Unimed o pedido do Cirurgião, e constava além da tela de Titânio outros materiais, e na demora de liberação, obtive a informação de que o enxerto solicitado estava em falta pelo fornecedor. abs e obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  32. Olá doutor... Sofri um acidente de moto a um mês. Tive afundamento de zigomatico... O Bucco avaliou e disse que necessitaria de cirurgia corretiva. Porem até a data de hoje não consegui realizar a cirurgia por falta de equipamentos no hospital e lamentavelmente nao tenho condições de fazer particular.. A cirurgia deve demorar mais uns 30 dias.. Essa demora pode afetar no resultado da cirurgia? Corro algum risco específico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida nenhuma. Quanto maior o tempo, mas chance desta fratura consolidar em uma posição inadequada, piorando muito o prognóstico e dificultando a redução e fixação da fratura

      Excluir
    2. Doutor boa noite.eu sofri um acidente e fraturei o assoalho órbital e quebrei a bochecha.mais percebo que meu olho esta caido pra baixo e qd olho pra cima eu fico estrabica.estou desesperada. já queria fazer uma cirurgia plástica mais o meu médico disse que tenho que esperar de 3 a 6 meses. estou em pânico

      Excluir
    3. Olá. Pelo relato é muito possível que você esteja com um aprisionamento muscular, músculo reto inferior, em função de possível fratura do assoalho orbitario, a confirmar por tomografia. Caso positivo, a reconstrução é relativamente simples sem necessidade de plástica

      Excluir
  33. Obg Doutor eu entendi.Mas no caso o método a usado será a refratura das partes consolidadas? O maior risco porém seria assimetria? Qual o dano maior? O que o Senhor me auxiliaria a fazer? Estou muito preocupada

    ResponderExcluir
  34. Obg Doutor eu entendi.Mas no caso o método a usado será a refratura das partes consolidadas? O maior risco porém seria assimetria? Qual o dano maior? O que o Senhor me auxiliaria a fazer? Estou muito preocupada

    ResponderExcluir
  35. Acabei de ser operado faz 4 dias, rede titanio, consigo abrir o olho esta branco e vejo bem mas... Não esta alinhado com o outro olho, ou seja de frente para o espero o operado fica mais acima, parece que esta olhando para cima, volta ao normal sozinho com o tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão... Vou aguardar, é apenas isto estar mexendo comigo psicologicamente, foi surpresa (desagradavel) me ver ao espelho e ver o olho operado olhando para cima, enquando o que esta normal estar recto.
      Admiro muito o seu feito, ajudar todas estas pessoas aqui preocupadas! Obrigado por mim e por todos

      Excluir
    2. Tem razão... Vou aguardar, é apenas isto estar mexendo comigo psicologicamente, foi surpresa (desagradavel) me ver ao espelho e ver o olho operado olhando para cima, enquando o que esta normal estar recto.
      Admiro muito o seu feito, ajudar todas estas pessoas aqui preocupadas! Obrigado por mim e por todos

      Excluir
    3. Obrigado amigo. A intenção é justamente essa. A ansiedade costuma atrapalhar no pós operatório imediato e o apoio do cirurgião é fundamental.

      Excluir
    4. Olá Fabiano meu medico quer empurrar o globo ocular pra frente pra ficar de acordo com o outro olho tira uma duvida como eles centraliza e coloca o olho dentro da orbita e se é medido por alguém e se tem oftalmologistas ao redor da cirurgia como funciona esse processo ?

      Excluir
    5. Vinicius, esta correção normalmente é feita por reconstrução com tela de titanio ou enxerto ósseo. Ao recuperar o volume interno da órbita a tendência é o globo ocular ficar centralizado. Em alguns casos, podemos solicitar um modelo em terceira dimensão a partir de tomografias e pré-dobrar a placa antes do procedimento para termos a melhor correção possivel

      Excluir
    6. Entendi o buco tinha colocado os parafusos onde foi fraturado frente da orbita só não entendi porque ele já não colocou a tela de titanio isso me deixou com diplopia e o olho ficou mas fundo e tremulo , isso me deixou chateado porque agora vou ter que passar por outra cirurgia será que ele não viu a fratura no assoalho da orbita pela TC fico meio cabreiro de perguntar dr Fábiano

      Excluir
  36. Fiz uma cirurgia de sinusite a 1 ano e 3 meses, e a alguns dias atrás uma nova crise de sinusite, fiz uma tomografia e ressonância, o médico(plantonista) me informou que é preciso fazer uma correção no assoalho da órbita, parece que já desceu um pouco de gordura dos olhos, sinto dor no rosto e mesmo depois de tanto tempo de cirurgia nesse local meu rosto ainda esta dormente (como se tivesse anestesiado), hoje passei por um otorrino e o mesmo disse ser algo bem incomum de acontecer e que não saberia a principio informar como proceder, disse que essas dores não deveriam acontecer e me pediu pra levar a tomografia que fiz antes da cirurgia para que ele possa avaliar e conversar com outros profissionais, pediu para que eu olhasse para cima e disse que aparentemente esse lado que reclamo mais de dor, meu olho esta com uma pequena diferença, perguntou também se eu tinha essa visão turva ou algo assim, mas como eu já uso um grau muito forte, então não sei dizer. É comum esse tipo de problema para quem fez esse tipo de cirurgia? Essa correção é necessária, pode trazer outros problemas? Desculpe as perguntas, mas fiquei meio perdida, pois até o médico me pareceu sem entender como proceder, amanhã irei em outro otorrino para tentar entender melhor meu problema e achar uma solução. Quem faz esse tipo de cirurgia seria o otorrino mesmo ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosiane. Ao que parece, sem examinar, você está com uma inflamação crônica intrasinusal - a famosa sinusite, provavelmente sequela do tratamento anterior. O bucomaxilo é indicado para o tratamento, provavelmente o seio maxilar deverá ser acessado, curetado e irrigado.

      Excluir
  37. Fiz uma reconstrução do assoalho com tela de titânio faz três meses ainda tenho um pouco de diplopia quando olho muito para os cantos mas tem melhorado. Porem o q mais tem me incomodado e que quando acordo o olho operado esta bem próximo da apetência do outro mais com o passar do dia começa a enoftalmia e fica fundo e parece esta mais baixo que o outro e a pálpebra chupadas. Será que ainda vai melhorar com o tempo. Ou terei q refazer a operação

    ResponderExcluir
  38. Fiz uma reconstrução do assoalho com tela de titânio faz três meses ainda tenho um pouco de diplopia quando olho muito para os cantos mas tem melhorado. Porem o q mais tem me incomodado e que quando acordo o olho operado esta bem próximo da apetência do outro mais com o passar do dia começa a enoftalmia e fica fundo e parece esta mais baixo que o outro e a pálpebra chupadas. Será que ainda vai melhorar com o tempo. Ou terei q refazer a operação

    ResponderExcluir
  39. RESPOSTA PARA FÁBIO VINCLE: Se a enoftalmia é bem evidente, recomendo procurar seu cirurgião com urgencia, embora 90 dias ainda seja um curto tempo pós-op

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite doutor obrigado. E em relação a enoftalmia eu acordo bem mas no decorrer do dia o olho começa a afundar de deslocar pra baixo. Agradeço seu trabalho de ajuda para nos pacientes.

      Excluir
  40. Bom dia Dr Fabiano.

    Gostava que me respondesse a umas questões que quando tivesse tempo e claro paciencia me responder :)

    Ja passa 11 dias da minha operacão (rede titanio / Orbita), será que já posso pegar os meus treinos de academia? (Ginasio)

    Quanto tempo apos operacao temos que dormir de cabeçeira elevada?

    Sao questoes que esquexi de perguntar os meu medico na ultina consulta e não tenho outra forma de o contactar.

    Obrigado abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David. Mesmo que você se sinta bem, são apenas 11 dias de pós operatório. Atividades físicas nem pensar. Recomendo aguardar pelo menos 30 dias quando as fraturas reduzidas e fixadas terão um mínimo de estabilidade. Quanto a cabeceira elevada, assim que o edema não seja mais perceptível, já não é mais necessária. Obrigado por acessar o blog!

      Excluir
    2. Obrigado Dr Fabiano.

      Sorte eu ter lhe encontrado, provavelmente já estaria a treinar se não fosse aqui esclarecido.
      Agora a nova preocupação é que após o adema da operacão, esta aparecendo um novo inchaço, já não sei se é gelo em demasia ou poderam apenas ser fibrose

      Excluir
    3. Pode ser sim uma fibrose cicatricial amigo, nada importante

      Excluir
  41. Olá meu amigo Dr Fabiano fui na revisão hoje o médico disse houve um impacto no nervo optico pela tomografia deu Pra ver e estou com desvio no septo mas fiz exames no oftmologista e está tudo ok o que pode ser esse lacrimejamento no olho e essa baixa repentina na visão ? Meu nervo vai voltar você acha que com a redução da fratura pode ter pegado o meu nervo? Porque eu não estava sentindo parece que se instalou um cortina no meu campo visual e ficou mas nítido as imagens ( um pouco mas escuro e a visão dupla )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi realmente só o impacto vai voltar. Mas questão do nervo óptico não é de competência do bucomaxilo, voce fez o certo, consultou com o especialista, ele que pode te dar todas as respostas que voce procura.

      Excluir
  42. Dr.gostaria de saber quanto tempo se pode esperar para faser a cirurgia já que fasem 2 meses que meu marido sofreu um acidente e teve: resultado da TC; fraturas a esquerda da parede medieval (com insinuação da gordura e pequena insinuação do ventre do músculo reto medieval e do soalho (com significativo afundamento)da órbita, fraturas deoutras paredes do seio maxilar esquerdo.
    Acentuação da proptose com edema e material gasoso periorbitario e retrô orbitario.
    Fratura do osso nasal
    Obrigado Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive já passou tempo demais. Dois meses é significativo. Procure o bucomaxilo e opere já!

      Excluir
  43. Meu nome e Rita DR.E agradeço por me tirar esta duvida,estou tentando mais o SUS q impurra um para o outro AQ NO MEU POSTO E ASSIM .
    Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente cada cidade tem a sua maneira de encaminhar pelo Sistema Unico de Saúde, muitas vezes nem disponibilizam o profissional bucomaxilo

      Excluir
  44. ola gostaria de saber sobre a cirurgia de orbita e maxilo facial,e uma cirurgia de alto risco,quanto tempo demora a cirurgia,fica internado quantos dia e qual e o valor aproximadamente. se poder me responder ficarei agradecido obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wemerson!
      1 - risco baixíssimo
      2 - depende muito do tipo da fratura e de diversos fatores cirurgicos envolvidos, mas costuma levar entre 40min à 1hora
      3 - se você acompanha o blog, verá que não falamos de valores por aqui, por questões éticas e pela individualização de cada caso, NÃO EXISTE um valor exato

      Excluir
  45. Boa tarde, Dr. passei por cirurgia da orbita a uma semana , foi colocado tela na parede medial e assoalho. Porem antes da cirurgia tinha uma leve diplopia somente quando olhava para cima , alem do afundamento do olho e diferenca de palpebras. Infelizmente nao fui bem orientado e somente apos depois 2 meses do ocorrido acidente, foi corrigido os traumas. Pois bem agora estou com diplopia geral , estou muito preocupado, isso e normal pos cirurgico ? porque isso ocorre ? Quanto tempo para recuperar minha simetria da visao? ..obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, é dificil de responder sem um exame apurado, mas pelo relato é provável que voce tenha passado por um aprisionamento da musculatura, limnitando a excursão ocular e gerando a diplopia. No pós-operatório imediato é muito comum, devido ao edema e fibrose cicatricial, sintomas como os relatados e devem resolver-se com o tempo.

      Excluir
  46. Ola, Dr. Fabiano. Sou estudante de medicina cursando o quarto ano. Gostaria de saber qual o principal sinal na fratura do assoalho da órbita? Diplopia ou enoftalmia? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente pergunta Leticia. Na verdade em minha experiência o sinal mais comum não é nenhum dos dois e sim hiposfagma - hemorragia intra-ocular, seguido de edema e hematoma periorbitários. De fato, a fratura "blow out" pura é muito rara, geralmente é acompanhada de fratura do rebordo infra-orbitario e então o sinal mais comum é o degrau à palpação do rebordo. Se tivesse que citar um dos dois sintomas comentados na sua pergunta em uma fratura de assoalho pura, seria claro em primeiro lugar a diplopia, mas como geralmente há um afundamento desse assoalho com herniamento de gordura para o interior do seio maxilar, ocorre um aumento do volume da cavidade órbitaria e tanto diplopia como enoftalmia vão aparecer. Pode ainda haver encarceramento da musculatura - geralmente músculo reto inferior - "trapdoor", além de ptose palpebral e outras oftalmoplegias

      Excluir
  47. Ola tudo bem queria uma explicação doutor recente fiz a troca de tela de titânio no assoalho orbital porém tenho a impressão que a região da cor dos olhos ficou mais para cima isso é normal devido ao inchaço depois irá se assentar conforme vai passando o inchaço já estou passando pela segunda cirurgia pois a primeira meu olho ficou fundo e caído então a segunda no dia 28 de novembro foi para colocar no lugar tendo em vista que eu estava com diplopia so quando olhava para o lado esquerdo agora estou tendo diplopia olhando de frente por isso estou percebendo que a parte em volta da pupila está mais acima do qie outro olho isso é normal devido o inchaço depois volta ao normal,?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o edema pode sim causar assimetria pupilar, mas consulte seu cirurgião

      Excluir
  48. Boa noite Dr.

    Bem tenho acompanhado aqui as duvidas de todos, mas gosto das questões mais concretas, sendo mais directo...

    Tenho 2 meses de ser operado, substituição de placa titanio por placa titanio Pré-moldada, operado á orbita, segunda operação com esta.

    Palpebra esta ligeiramente descaida, mas esta a ser tratado pela fisioterapia, tenho esperança de se recuperar sem cantoplastia...

    Porem a minha preocupação cabe nesta pergunta - É normal com dois meses ainda ter visão dupla? (olhar para cima)

    Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  49. Olá David. De que país voce é? Parece ser Portugal, certo? Sendo também bem objetivo em minha resposta: Não, não é normal diplopia após dois meses de cirurgia, nem ao olhar para cima (supra-adução) ou em qualquer outro movimento ocular. E sim, dependendo do grau da diplopia é possível recuperar somente com fisioterapia, sem cantoplastia, desde que não haja aprisionamento da musculatura intrínsica do globo ocular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sou de Portugal, fui operado em Lisboa, hospital Santa Maria.
      Bem... Sinceramente já não queria ter que ser operado novamente, será que agrava com a idade se manter assim? (Diplopia).
      É chato ser operado novamente, agora só em Fevereiro é que tenho proxima consulta, sinceramente eu já estava a ver muito tempo e ainda ter a visão dupla...

      Obrigado Dr Fabiano
      Mais uma vez

      Excluir
    2. Obrigado por acompanhar o nosso blog. Mas veja bem: eu não disse que será necessário outra cirurgia! Se você acompanhar o blog como acompanha, sabe que reluto muito em passar diagnóstico pela internet, sem um exame apurado. O mais correto é voce questionar o seu cirurgião sobre os meios de correção. Acho difícil agravar com a idade

      Excluir
    3. Sim eu tenho consciencia disso e realmente é algo que você exclarece no que escreve bastantes vezes, eu disse no sentido de que já passei por duas em um ano e meio e já cansei, quero mesmo questionar o meu medico sobre meios de correção, acho que se não der correção sem operação vou acabar por dizer que já não quero ser operado. E quem sabe com o tempo melhore um pouco mais. Bem vamos ver...
      Mais uma vez Obrigado Dr Fabiano
      Abraço :)

      Excluir
    4. Obrigado por entender e por acompanhar o blog amigo! Saudações do Brasil!

      Excluir
  50. Dr tive um corte pela bochecha mais agora tenho sensibilidade na boca um pouco no nariz você acha que pode voltar com o tempo , o cirurgião pode ter cortado o meu nervo ? Ou é fácil localizar algum dos nervos do rosto e ter cuidado na hora de colocar as placas de titanio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo, não entendi. Teve um corte na bochecha por acidente, é isso? Porque não existe acesso cirurgico através da bochecha.

      Excluir
  51. Olá tive uma fratura de arco zigomatico de 0.7mm.
    A boca está com pouca abertura após o trauma mas melhorou pouca coisa após 15 dias.
    Visão está normal.
    Tratamento conservador poderia evitar a cirurgia?
    E se ficar com essa fratura para sempre tem algum risco?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  52. Olá tive uma fratura de arco zigomatico de 0.7mm.
    A boca está com pouca abertura após o trauma mas melhorou pouca coisa após 15 dias.
    Visão está normal.
    Tratamento conservador poderia evitar a cirurgia?
    E se ficar com essa fratura para sempre tem algum risco?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde. desculpe, não entendi seu questionamento, como assim 0,7mm? Seria então uma trinca, é isso? Fratura pode ser completa ou incompleta (galho verde), com ou sem deslocamento, não é pelo seu tamanho que determinamos a necessidade cirurgica. Se não houver afundamento significativo o tratamento conservador pode ser indicado sim

    ResponderExcluir
  54. Dr. Faz 5anos que fiz uma cirurgia no olho esquerdo colocando uma placa de titanio no ossinho assoalho. Quebrei jogando rugby. E esta notório que abaixo deste olho sinto uma depressão , como se tivesse afundando. Ainda sinto formigamento nesse local qnd passo os dedos suavemente. E essa fisionomia do meu olho está cada vez mais piorando, e consequentemente me incomodando muito esteticamente. Existe uma possibilidade de reverter isso?

    ResponderExcluir
  55. Ola DR. tiver uma fratura por causa de uma.trauma na face , e realizei um cirurgia na orbita e no nariz ja faz 45 dias so que ainda esta rocho e percebir que o glogo ocula esta cada vez mais recuando em comparação com o.olho que nao sofreo a cirurgia minha visao esta normal mais me incomada o afundamento do olho o que devp fazer ?

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde Dr.tive fratura da órbita e um olho ficou um pouco mais baixo q o outro devido ao afundamento, só q já se passaram 10 anos e queria muito saber se ainda é reversível com cirurgia após tanto tempo,desde já agradeço muito!

    ResponderExcluir
  57. Existe algum limite de tempo para fazer a cirurgia, após o acidente?

    ResponderExcluir
  58. Existe algum limite de tempo para fazer a cirurgia, após o acidente?

    ResponderExcluir
  59. Boa noite Dr. eu tive um acidente automobilístico há dois anos atrás, tive fraturas nos ossos na área da órbita, já fiz uma cirurgia pra reconstrução do acoalho melhorou um pouco, mais ainda estava fundo, tornei fazer novamente, ainda ficou fundo e o olho bem pequeno quase fechado a palavra caída, ainda tenho visao dupla meu olho está torto e meio pra baixo. A equipe do bulco maxilo não me deu esperança de obter melhor resultado, as vezes me disispero pq tá muito diferente do outro. Dr.sera q eu posso tentar fazer mais uma cirurgia pra trazer mais o olho pra frente será q tenho chances de obter um resultado melhor. Na verdade melhorei bastante mais ainda queria mais. Muito obrigada Dr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, sempre podemos melhorar, mas é preciso um estudo mais completo, com imagens tomográficas em 3D, para se verificar o que foi perdido de volume intra-orbitário para então se plenejar o tipo de procedimento indicado

      Excluir
  60. Olá. Boa noite, Doutor. Fiz uma cirurgia. Quebrei o osso zigomático numa pancada. Meu cirurgião precisou colocar uma placa para ajudar o osso a se juntar e calcificar e precisou também colocar a tela. Já fazem 2 semanas da cirurgia. Todos que me veêm dizem que pelo pouco tempo estou tendo uma recuperação excelente. Meu olho não ficou vermelho. Ficou com pouca roxidão e inchaço também. Mas tem algumas coisas que têm me preocupado muito mesmo. Primeiro, é que sinto a placa passando a mão em cima do meu rosto e percebo que o lado esquerdo (lado da pancada) está mais pra cima que o lado direito exatamente na área aonde foi colocada a placa. Sei que meu rosto ainda tá um pouco inchado, mas ele vai voltar ao normal? Sabe dizer se com o tempo os dois lados ficam iguais? Minha outra angústia é com relação ao meu olho. Já fui ao oftalmologista. Ele disse que a minha visão não foi ofertada em nada. Ainda vejo duplo quando olho pra baixo mas ele acredita que isso vai passar. Mas a questão é que, no espelho, percebo que o olho da pancada está esquisito. Como se a pálpebra superior estivesse mais inchada e escondendo ele. E a inferior mais pra baixo. Quando sorrio, noto que o olho fica um pouco maior em comparação ao meu olho direito “normal”. Isso são traços do pós-operatório? Sabe dizer se essas reações vão passar ou se meu rosto realmente ficará diferente do lado direito? Tô bem angustiada com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Esta angústia é normal para quem passa por um procedimento destes. Se você acompanha o blog e minhas respostas verá que a maioria dos pacientes cirurgicos passa por isso. Respondendo sua pergunta: 2 semanas é um tempo muito curto para qualquer avaliação, mas o edema pós-operatório nestes casos custa a desaparecer, e influencia exatamente em tudo que voce esta sentindo, inclusive visão dupla. Quanto a sentir a placa, é extremamente normal. É ela que está "segurando" a fratura em posição até a consolidação óssea. E nem é preciso remover depois, com raras excessões

      Excluir
  61. bom dia Dr. meu marido sofreu um acidente de moto, onde quebrou o osso da orbita que segura o olho. vai ter que operar, pois o olho esta torto, nao esta segurando no lugar, porém, os medicos buco disseram que não garantem que o olho dele volte no lugar. é possivel isso? fazer a cirurgia e nao voltar no lugar? pois com isso assustaram ele e ele esta com medo de fazer e acabar continuando com o olho deformado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Como qualquer cirurgia, a de reconstrução orbitária tem sim seus riscos, e seu bucom-maxilo fez muito bem em alertá-los sobre isso. Quanto a angustia do seu marido, uma coisa é bem clara: ficar sem operar é muito, mas muito pior. Confie nos cirurgiões e dará tudo certo!

      Excluir
  62. Olá doutor tenho uma fratura no assoalho da órbita tem 1 ano por conta de um acidente automobilístico e tenho visão dupla está marcado a cirurgia com o buco depois de um tempão consegui .A tomografia está indicando fratura no assoalho do olho esquerdo e realmente sinto o olho esquerdo mas pra dentro que o outro . O que não está quebrado ou seja o olho direito tem uma placa no arco zigomático abaixo dele porque na época não deu pra fazer tudo de uma vez as cirurgias para reparar tudo. Fazendo a cirurgia será que volta ao normal depois que os medicos fixarem a tela no olho que tá quebrado o assoalho ,que é o que ficou mais fundo ? Fui ao oftalmologista fez fundo de olho olhou a retina uso óculos não alterou meu grau em nada tá a mesma coisa fez pressão no olho pra ver quanto estava internamente e não acusou nada nervo ótico está ok também aguardo respostas .e parabéns pelo blog já acompanho a 2 anos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar o blog. Sempre existe solução para casos que não ficaram tão bem, desde que com o planejamento adequado. No entanto, com um ano do acidente, as chances de um bom trabalho diminuem consideravelmente

      Excluir
  63. Bom dia dr, gostaria de saber como é a recuperação após a cirurgia de reconstrução da órbita com a tela de titanio. oque pode ou nao pode fazer, quanto tempo pra ficar bem, desinchar, voltar ao normal e tudo mais, se puder tirar essas duvidas... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As recomendações para uma melhor recuperação são as usuais de qualquer cirurgia: repouso, gelo, medicação e higiene

      Excluir
  64. Dr fiz uma cirurgia do assoalho orbital isso ja faz 2 anos e vejo q tem um olho mais baixo q o outro, tem alguma cirurgia para deixar ele normal novamente?? Desde Já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe mas é preciso um estudo minucioso pré-operatório

      Excluir
  65. Olá doutor fiz a cirurgia na orbita faz mais de 2 anos porem estou com receio de voltar a lutar se eu voltar tem chance da tela ou do parafuso quebrarem ou ter alguma complicação no meu olho? Aconselharia não voltar a lutar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois anos é um tempo mais do que suficiente para a consolidação óssea e completa recuperação. Pode voltar a lutar. Placas e parafusos podem se tornar complicadores independente de novo trauma, e voce tem a opção de retirá-los, se necessário

      Excluir
  66. Olá doutor , eu também tiver uma fratura de órbita já faz 1 ano e 6 meses ainda sinto meu rosto uma dormência caso eu retirasse a tela de titânio essa dormência talvez melhorace?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente se esta tela estiver traumatizando a inervação, o que acho muito dificil. Assim, depois de 1 ano e 6 meses a probabilidade de retorno da sensibilidade é pequena, sugiro tentar laserterapia

      Excluir
  67. Meu nome e Thiago Silva, sou de Goiânia-Go.

    Boa tarde Doutor !

    A 7 meses atrás tive um acidente de moto e tive uma fratura de assoalho da orbita, como também do osso zigomático.Cortei no acidente encima da sobrancelha e com isso esta com dormência nesta parte e um pouco com falta de sensibilidade, nao fiquei na UTI e nao tive traumatismo craniano, o que tive foi esse trauma facial. Fiz a cirurgia com médicos/residentes em bucomaxilofacil, foi colocada uma malha de titânio embaixo do olho. Fui no oftalmologista e não tive nenhuma lesão no olho, nem na retina, nem no nervo óptico, nem nada, esta tudo normal...
    O que acontece e que assim que sai do hospital estava com a visão muito embaçada,um pouco escura e que com o passar dos dias foi diminuindo um pouco mas não diminuiu tudo ainda. quando olho pra cima tenho a sensação de visão dupla e as vezes para os lados também.
    O olho ficou um pouco pra trás, não sei se com o tempo ( de 1 ano ou mais ) o olho deve reposicionar na posição normal, tanto e que ainda esta um pouco inchado na parte da pálpebra inferior.
    Minhas dúvidas são: Quando tempo em media uma cirurgia leva para se ter uma recuperação e perceber os resultados dela ? E normal o olho ficar embaçado assim após algum trauma ( nao tive nada na visão, nala lesionado no olho, no relatório dos oftalmologistas dizem que vai passar com o tempo ), no seu entendimento o que seria a causa do embaçado diante do que expliquei sobre o relatório do oftalmologista ?
    Com o passar dos meses, o olho pode vim a criar uma nova gordura orbitária e preencher o lugar vazio pro olho voltar ao lugar ?
    Um pouco da visão dupla e por conta do embaçado e do olho esta desalinhado com o outro ?

    Desde já agradeço e espero pela resposta do senhor.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, desculpe pela demora na resposta, estamos em recesso.A parestesia (dormencia) é bastante comum nestes casos, embora quanto mais tempo demore para regredir maior a probabilidade de tornar-se permanente. Depende muito do grau da lesão mas há meios para acelerar o processo. No seu caso, eu procuraria a equipe que operou e relataria todos os fatos, inclusive esta provável enoftalmia (olho para trás) e diplopia (visão dupla), visto já haverem passados 7 meses. A gordura pode recuperar-se na lesão lesionada, mas isso não significa que o globo ocular volte a sua posição normal, se é que está deslocado. A melhor conduta é procurar a equipe e fazer uma tomografia!

      Excluir
  68. Obrigado pelas explicações Doutor.

    Se não me engano tem alguns remédios que ajudam acabar com a parestesia, se não me engano chama-se Etna.

    Em se tratando da gordura, ela voltando a preencher a cavidade orbitária o senhor acha que o olho não volte ao normal ? Obs: Reparei que depois que fiz a cirurgia que o olho ficou fundo, nos dias que estava no leito recuperando pra fazer a cirurgia da fratura o olho estava somente roxo e não estava fundo, assim que fiz a cirurgia ele ficou fundo.


    Outra coisa que não mencionei na publicação anterior, por exemplo, onde tem a platina pode ficar inchado ? Porque meu rosto ainda esta um pouco inchado, talvez seja por conta do edema que tive antes e deve aos poucos vai diminuindo.
    O senhor acha que estes inchados são normais ficar por um tempo mesmo ?

    Irei retornar no médico onde fui operado para esclarecer sobre o olho fundo ( Enoftalmia) e sobre a visão embaçada. Espero que ela melhore com o passar dos meses.


    Minhas queixas são essas, da visão embaçada, o rosto um pouco inchado e o olho fundo.


    Desde já obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, existem algumas manobras medicamentosas, bem como laserterapia que ajudam a reduzir os sintomas de parestesia, no entanto, com tanto tempo de evolução os rsultados são limitados, mas sim, pode-se tentar, embora o ideal deveria ter se começado logo no inicio dos sintomas.

      De novo, com tanto tempo de evolução, dificilmente o olho retornará ao seu posicionamento antero-posterior normal, se é que o diagnóstico de enoftalmia está correto. Entenda que este é um espaço de debates, mas não posso tecer opiniões a respeito do trabalho dde outro colega ou mesmo diagnosticos e previsões sem ao menos examinar o paciente.

      Na região das placas e parafusos, que na verdade são de titanio e nao platina, é comum aparecerem edemas esporadicamente, mesmo depois de tanto tempo e dependendo tambem do clima E sim, vai reduzindo de intensidade.

      De novo, sugiro o quanto antes uma reconsulta com a equipe que lhe operou!

      Um abraço!

      Excluir
  69. Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  70. O la sofri um acidente de moto a um ano e meio,tive fraturas na tarte média da face,com isso mudou um pouco minha estética com todo esse tempo passado já teria como fazer uma cirurgia reparadora das fraturas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cirurgia reparadora não seria tão adequada neste momento, mas se pode melhorar a questão estética com outras técnicas

      Excluir
  71. Meu irmão teve uma fratura facial à um ano e meio ai teve uma mudança na aparência ,com todo esse tempo passado da para fazer a cirurgia reparadora

    ResponderExcluir
  72. Respondido no comentário anterior

    ResponderExcluir
  73. Tive fratura das paredes lateral e medial da órbita direita ,bem como seu teto , desalinhadas
    Fratura da lâmina papiracea direita
    Fratura do assoalho orbitario direto ,
    Percebi que tenho somente a placa do assoalho da órbita e outro na parte da sombrancelha já assina da sombrancelha as fraturas foram só posicionadas sem nem um fixador e ficou um pouco fundo ,gostaria de saber se esse procedimento é normal e se os ossos vão colar sem fixadores?e meus olhos estão roxo há 25 dias se é normal?sobre o olho fundo vi em outras respostas acima.
    Desde já agradeço Dr vc está ajudando muitas pessoas parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que os tecidos ósseos estejam alinhados, não necessariamente precisam estar fixos com placas, parafusos ou telas, até pq nesta região não há muita força muscular. Os hematomas reduzem sem um prazo definido, depende de cada caso, não se preocupe

      Excluir
    2. Obrigado Dr vc é um anjo para nós pós operados 👏👏👏🙏

      Excluir
    3. Obrigado Robson, me segue tambem no insta, buco.fabianocbrites

      Excluir
  74. Boa noite tive uma fratura cominutiva das paredes anterior e posterior do osso frontal ,com afundamento da parede anterior e descontinuidade da parede posterior a direita.
    Fratura das paredes lateral e medial da órbita direita,bem como seu teto , desalinhadas
    Fratura da lâmina papiracea direita
    Fratura do assoalho orbritario direito
    Fratura da parede medial do sei maxilar direito
    Percebi no tc que só tenho uma tela no assoalho da órbita e na sobrancelha uma placa de titânio acima da sobrancelha não tem nada fixando a fratura frontal e ela estão só encaixadas ,isso é normal nada para fixar ?percebi que nesse local ficou um pouco fundo na testa he normal esse procedimento? E meus olhos estão roxo a 25 dia he normal tmb? Quanto tempo mas ou menos para sumir o roxo?
    Quanto ao olho fundo vi nos outros comentários desde já agradeço Dr vc ajuda muitos parabéns

    ResponderExcluir
  75. Posso usar gelo o roxo após 20 dias de cirurgia com placas e parafusos?

    ResponderExcluir
  76. Gostaria de saber se é um procedimento comum não colocar placas ,e deixar o osso colar por si só ?fratura na testa acima da sobrancelha os ossos estão encaixados mas não tem nada fixando ,ele tem que colar por si só é normal esse procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson já foi respondido nas suas outras perguntas

      Excluir
    2. Obrigado Dr vc me ajudou muito 👏👍

      Excluir
  77. Dr estou com um mês e dez dias de cirurgia os dois olhos ainda estão roxo , é normal será que vai normalizar ,quanto tempo demora para sumir o roxo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Robson, vejo que voce se apresenta bastante ansioso com o resultado final. Te respondo com duas colocações.
      1. Encare o procedimento de reconstrução facial como uma cirurgia de grande porte que a é. Imagine um membro superior ou inferior, um braço ou uma perna reconstruídos, você esperaria uma recuperação plena, com retorno as funções e sem nenhum sintoma em 30 dias? Certamente que não
      2. É muito dificil avaliar pacientes pós-cirurgicos por internet, além das questões éticas, é preciso avaliar o tipo de fratura, tecnicas usadas e tamanho do procedimento. 30 dias é um tempo demasiado curto, tenha paciencia mas principalmente procure e converse pessoalmente com a equipe que lhe operou, eles são os mais indicados pra te ajudar neste momento de ansiedade!

      Um abraço

      Excluir
  78. Obrigado Dr Fabiano👍🏾

    ResponderExcluir
  79. Dr meu tio sofreu um acidente de moto 6 dias dps estava dormindo e acordou sangrando pelo nariz e boca fms a emergencia foi medicado voltamos qnd chegamos em casa começou a sangrar novamente e ate vomitou sangue na tomografia deu uma fratura mucomaxilar como eessa o dr disse que ainda poderia sanrar como pide dr uma fratura dessa causar todo esse sangramento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A anatomia facial contempla muita inervação e vascularização. Assim, sangramentos são bem usuais, quanto mais na região nasal

      Excluir
  80. Doutor, tomei uma cotuvelada no olho jogando bola, infelizmente eu quebrei o assoalho orbital e tive q fazer a cirurgia blow out com tela de titânio
    Faz 9 dias desde a minha cirurgia, já fiz a retirada dos pontos
    Meu olho n está mais caído como estava antes, mas ele ainda n está com o movimento completo (n consigo olhar mtt bem pra cima nem pra baixo) além de estar com visão dupla
    Isso é normal pq a cirurgia é recente?
    Vai melhorar com o tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você já consultou com o cirurgião que operou? É muito, mas muito recente. Só ele saberá te informar já que sabe como foi o procedimento. Pode ser desde um simples edema que ainda vai regredir até um pinçamento muscular impedindo a movimentação. Consulte com ele, será o melhor a ser feito com toda a certeza!

      Excluir
  81. Boa tarde, Meu filho sofreu um fratura de orbita a 6 meses.
    E cirurgião plástico ( cranio facial) diz que está tudo bem que não precisar fazer cirurgia porque não ouve encarceramento dos músculos. Mas esticamente ele se queixa entre o osso nasal e a cavidade da orbita ficou uma pele sofrando tipo marcar do murro que ele levou.
    Isso vai passar ou tem que fazer cirurgia para remover a pele?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendaria aguardar uns meses mais e consultar um cirurgião plastico por questões apenas estéticas

      Excluir
    2. Obrigada, tenha uma ótima tarde.

      Excluir
  82. Dr. Fabiano, bom dia!

    Eu realizei cirurgia ortognática onde além de ter saído com a maxila e a mandíbula tortas da cirurgia, saí também com os ossos orbitais alargados (desgastaram os meus osso orbitais) e os meu olhos ficaram afundados e com ptose por redução óssea orbital. Eu já passei com cirurgiao plástico e ele me disse que a maioria dos cirg. plásticos só mexem no músculo e pele, que problemas com desgastes ósseos é só com traumatologista. Você sabe corrigir esse problema? Existe algum preenchedor definitivo que consiga devolver o volume ósseo desgastado? Percebo que a maioria dos bucomaxilos tem usado aquele furinho no meio da testa para acessar o assoalho orbital e fazer as tais HOF (harmonização orofacial), e também tenho percebido que muitos pacientes temsaído com a região frontal mais convexa e comas laterais e a altura do crânio mais convexos também, porém não sabem corrigir esses exageros. Infelizmente muitos não são éticos como você é! Você saberia corrigir especificamente esse problema ósseo orbital? Estou com dificuldades de encontrar um profisional que saiba corrigir isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, é peciso mais detalhes, inclusive com fotos, para ter ideia do que pode ter acontecido. Primeiro por que não é o usual que se aborde órbita em cirurgia ortognatica. Existem sim preenchedores para recuperação de volume, mas é preciso diagnóstico correto. Não existem acessos na fronte (testa) para preenchimento infra-orbitário, em resumo, preciso saber mais

      Excluir
  83. Boa noite sofri uma atração física do lado esquerdo da face fiz a tomografia e deu fratura na órbita está fazendo 10 dias hoje eu não percebi nada de diferente na minha visâo somente sensibilidade na minha face ela pode sumir com o tempo ou na cirugia ela some obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu entendi voce está com uma REDUÇÃO de sensibilidade, é isso? Um quadro de parestesia. Se for isso, é normal nas primeiras semanas e deve desaparecer ao longo dos meses, claro, sempre dependendo do grau da fratura e qual cirurgia fará, não tenho nenhum destes dados

      Excluir
  84. Olá Doutor, gostaria q me ajudasse numa opinião,.
    Há 2 anos e meio sofri uma agressão tive fratura de órbita e visão dupla, mas só agora consegui passar por cirurgião buco, minha visão dupla melhorou só fica qdo olho pra baixo e a esquerda onde houve a fratura.com a demora o médico disse q só eu mesma devo responsabilizar pela cirurgia pois o meu osso já foi colado mas continua com abertura de espasso.
    Se eu fizer a cirurgia vou colocar tela e pinos de titânio, mas ele não garante a melhora na diplopia, pode ser q melhore e pode ser q piore.
    Gostaria q me aconselha-se o q devo fazer ,pois gostaria de ficar normal, mas tbm tenho medo de dar td errado.
    Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu aconselho voce tentar. Desde que seja com planejamento 3D, telas de titanio customizadas a partir deste 3D, dificilmente vai piorar o resultado. Mas é uma questão de biologia, tanto na medicina como na odontologia, não se pode prometer resultados, talvez daí o colega tenha comentado isso

      Excluir
  85. Olá, estou com uma dúvida, ficarei muito grata se o sr conseguir me esclarecer. Sofri um acidente de motocicleta há 10 meses. Foi fraturado o osso zigomático na parte superior e inferior, e também o assoalho. Passei por uma cirurgia de emergência onde foram colocadas placas no osso. Porém com o tempo notei que meu olho se apresentava mais fundo que o outro. Sendo assim, passei por uma consulta com um outro bucomaxilofacial, onde o mesmo disse que devido o acometimento do assoalho teria se perdido a gordura que sustenta o globo ocular. A diferença não era muita, mas me incomodava, principalmente nas fotos onde era mais notável. Com isso o Dr me disse que a cirurgia poderia oferecer melhora no caso da enolftamia. Eu fiz a cirurgia, foi colocado uma placa e cimento ósseo. Porém, ainda noto enolftamia e meu olho se apresenta mais alto que o outro, noto isso por que a íris se apresenta mais elevada, antes não era assim. Tenho 13 dias de cirurgia, o Dr disse que vai voltar ao normal, mas estou insegura e com medo, gostaria de receber sua opinião sobre o meu caso…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se voce acompanha aqui meus comentários, pereceberá que dificilmente ou nunca teço juízo de valor de trabalho cirurgico apenas com dados abstratos, sem nenhum exame de imagem ou sem examinar o paciente. No seu caso, ao que parece, o tempo da segunda cirurgia ainda é muito curto, 13 dias é nada. O edema residual pode ainda estar interferindo nos resultados. Recomendo ter paciencia e aguardar, e se tiver alguma angustia converse com seu cirurgião que com certeza ele lhe dará detalhes específicos para seu caso. Obrigado por acompanhar o blog, mesmo desativado.

      Excluir
    2. Geralmente é quanto tempo para se ter o resultado?

      Excluir
    3. Olá, como comentei, isso depende muito de caso em específico, o que posso te afirmar é que a cicatrização dos tecidos duros/parte óssea leva em torno de 6 meses ou mais

      Excluir
  86. Eu vi nos comentários anteriores que em cirurgia ortognatica não se meche no assoalho,sou classe dois esquelética,mas tenho um olho mais baixo que o outro e a diferença é muito grande,gostaria de saber quais as causas para ficar assim,percebi que desde bebê tenho essa diferença,e caso venha fazer a cirurgia ortognatica,já não posso alinhar meus olhos?e pq cirurgião baco maxilo não fazem essa correção?é complexa?e não vale a pena no bolso do cirurgião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O buco pode fazer essa correção, mas não durante a cirurgia ortognatica, são procedimentos independentes, a ortognatica mexe com as bases osseas maxilo-mandibulares e não orbitárias

      Excluir
  87. boa tarde. minha mae no dia 07/05/2023, sofreu uma fratura do assoalho da orbita ocular. ela apresentava diploplia, passado uns quatro dias apos a queda a visao comecou a melhorar, hoje ela ja nao esta vendo mais as coisas em duplicidade. Existe a necessidade de uma cirurgia no local, tendo em vista que a visao voltou a normalidade? o que pode ocorrer no futuro se minha mae nao fizer a cirurgia, ela pode voltar a ter a Diploplia? minha mae tem 82 anos e quero evitar ao maximo que ela passe por uma cirurgia desnecessaria. Desde ja obrigado. abracos. fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. possivelmente a diplopia foi pelo edema. Se não há mais sintomas e considerando a idade, não vejo necessidades cirurgicas

      Excluir
  88. [31/5 08:50] Beto Lopes: Bom dia Doutor
    Sofri um acidente está com 11 meses,fraturei a órbita e o zigomatico,foi feito a prótese 3 D pra fazer a cirurgia. Só Doutor falou pra ñ fazer a cirurgia q meu caso é mais conservador Q a diferença está mínima.E tem 3 cortes a cirurgia um perto da sobrancelha,um debaixo do olho é outro do lado da orelha do tamanho da orelha
    [31/5 08:50] Beto Lopes: A cicatriz fica muito aparente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como te avaliar se é conservador ou não sem examinar, mas posso afirmar que as cicatrizes são minimas

      Excluir
  89. Meu filho fez cirurgia dia 29/01, ele fraturou o assoalho da órbita trombando com uma menina brincando na escola e acabou também prendendo o músculo e não conseguia olhar para cima. O acidente acorreu em Outubro porém realizaram somente em Janeiro a cirurgia por conta de trâmites do sus. Está com 17 dias de cirurgia, ele ainda não consegue mover olho para cima terá que fazer fisioterapia oculomotora. Mas o que tem me intrigado é que ele está com a pálpebra inferior inchada e quando ele sorri fica caída , o que poderia ser? Isso vai melhorar ou devo procurar algum procedimento específico ? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, o tempo ainda é muito curto, pode ser apenas um edema cicatricial, como também pode ser um aprisionamento persistente do músculo reto inferior no assoalho orbitário. Somente o cirurgião que operou munido de exames poderá fazer o diagnóstico correto. Procure o cirurgião!

      Excluir
    2. Olá minha filha de 8 anos fraturou o osso ocular e fizeram encaminhamento p buco devo me preocupar .

      Excluir

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: