Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Pólipo Pulpar

Caso interessante e nem tão raro que apareceu no consultório. Embora de simples resolução, pode assustar pelo aspecto.

O pólipo pulpar normalmente ocorre em dentes necrosados (não-vitais), em associação com uma fratura importante da coroa dentária, por cárie ou trauma. O estímulo dos tecidos pulpares no interior do canal, somados ao traumatismo dos bordos cortantes da coroa em questão, faz com que ocorra um aumento de volume (hiperplasia) destes tecidos, que normalmente exacerbam os limites do dente, assustando pelo aspecto e pelo potencial hemorrágico (qualquer contato com o pólipo, seja ele por oclusão dentária ou por alimentos, provoca o sangramento da lesão).

A coroa geralmente encontra-se destruída há longo tempo, favorecendo o extravasamento dos tecidos e algum grau de sangramento espontâneo

A lesão geralmente é indolor, e por este motivo geralmente está em evolução há vários meses, dando tempo para que ocorra a "drenagem" dos tecidos para fora do dente.

O exame indicado para confirmar o diagnóstico é a radiografia periapical, que mostra o comprometimento do canal radicular e muitas vezes, devido ao aspecto crônico, o envolvimento da região periapical.

O tratamento pode variar da exodontia ao tratamento de canal. Normalmente a primeira opção é a mais empregada, devido à destruição do elemento dentário, o que o inviabilizaria para uma futura reposição protética.

55 comentários:

  1. isso pode fazer com que o rosto fique inchado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem raros os casos em que isto ocorre, já que pressupõe-se que o extravasamento deste tecido via dente, crie uma via de drenagem, evitando assim este edema. Mas é claro que pode sim acontecer, mais pela inflamação associada do que pelo pólipo em si.

      Excluir
    2. Eu tenho e ta preto o significa

      Excluir
  2. Boa noite nasceu uma em mim mais a minha está na cor preto tipo sangue pisado

    ResponderExcluir
  3. Nasceu essa carne dentro do meu dente tô com medo de arrancar

    ResponderExcluir
  4. Sinto muita MUITAAAAA dor no tal pólipo o meu já ta aqui a um bom tempo, sinto dores constantes antes conseguia passar a escova por cima, hoje em dia nem a língua consigo passar porque doi meu rosto já inchou várias vezes. Agora estou sentindo muita dor de ouvido e na polpa. Ainda não fui no dentista pq acho que é caro a cirurgia estou sofrendo muito. É muito caro pra fazer a extração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, apenas pelo fato de haver muita dor e estar instalado há muito tempo, este pólipo deve ser removido o mais breve possivel, podendo ser até mesmo pela extração do dente, não espere mais, dinheiro se recupera mas a saúde se não tiver a devida atenção pode cobrar muito mais caro no futuro. O valor da extração depende da experiencia de cada colega e da dificuldade do dente

      Excluir
  5. Tomar amoxilina faz com que a carne suma?

    ResponderExcluir
  6. Fiz a remoção ontem do Polipo, mas sinto uma dor desconfortável aonde foi removido isso é normal? ela fez o procedimento da remocao e usou uma massa para restaurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, depende. As vezes é necessário tratamento de canal antes de restaurar, foi realizado? Tambem o tempo é um fator importante, pode ainda estar em processo inflamatório

      Excluir
  7. Tenho um no meu dente e normal doer o ouvido

    ResponderExcluir
  8. Olá, tem um no meu dente, não sinti tanta dor a não ser quando algo trisca na carne, faz sangrar e doer. Estou sentindo dores no ouvindo e cabeça também, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é bom deixar uma lesão diagnosticada sem resolução. Procure seu dentista

      Excluir
  9. Eu tenho um no meu dente ele sangra as vezes e dói quando passo a escova em cima ou algum alimento.o que devo fzr?

    ResponderExcluir
  10. Olá eu estou com um no meu dente esquerdo do lado de cima ele tá lá a um bom tempo mais doi quando eu passo a escova ou algo trisca nele dói muitoooo tenho 14 anos e tenho medo de ir ao dentista não tem nada q de pra tirar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, nestes casos não há nada a fazer a não ser procurar o dentista, não tenha medo, dentistas não são inimigos e nem maldosos, bem pelo contrário, estão ali para ajudar.

      Excluir
  11. Grávida pode tirar o polipo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que tomadas algumas medidas em relação ao anestésico e medicações, pode ser realizado perfeitamente

      Excluir
    2. Nasceu uma carne no meu dente quebrado.ficou preta o que pode ser ?

      Excluir
    3. pode ser exatamente um pólipo, procure o dentista

      Excluir
  12. Olha o dente de leite da minha filha caiu e tem uma dessa vermelha preciso min preocupa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um resto radicular, procure o dentista urgente

      Excluir
  13. O medo vem das agulhas de anestesia..esse é o maior problema..o desconforto da "ferroada"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense comigo, para a situação estar neste ponto, com certeza vc passou por períodos de dor, correto? Voce prefere continuar com um processo infeccioso que poderá gerar consequencias mais graves, inclusive dores ainda piores, apenas pelo medo da anestesia, que ao contrario, não causa "ferroadas" hoje em dia com as modernas técnicas? A anestesia é nossa melhor amiga...

      Excluir
  14. Estou com um negócio desse, antes era vermelho, agora ele esta roxo e soltando sangue preto, so doi quando eu mexo, tenho pânico de dentista, mas vou atras de um pra ver isso..

    ResponderExcluir
  15. O meu estava a gengiva abrindo e depois saiu essa carne do lado do dente .

    ResponderExcluir
  16. Tenho um desse na minha boca pois o dente está estragado mas tenho medo de arranca e causa emoragia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um profissonal qualificado e que te dê segurança. Não olhe apenas o preço. Minha dica!

      Excluir
    2. O endodontista conseguem fazer essa cirurgia (polipo pular )

      Excluir
    3. Qualquer dentista com experiência e qualificado

      Excluir
  17. tenho 16 anos e tem uma carne no meu dente e cada vez ta piorano , não sei como contar pra minha mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrancou mn? Eu tenho um aqui, e to com medo de tirar

      Excluir
  18. Estou com uns 3, ainda não procurei o destista por causa que eu sinto muito vergonha,e isso tá me trazendo consequência

    ResponderExcluir
  19. Estou com um pólipo no dente e hoje o meu rosto amanheceu muito inchado! Amanhã vou no dentista. É perigoso? Pode causar uma inflamação generalizada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qualquer inflamação oral pode provocar consequencias sistemicas, procure seu dentista

      Excluir
  20. Eu estou com uma carne dentro do dente n sinto dores só tá enflamado e e sai o sangue coalhado de dentro tenho medo de dentista

    ResponderExcluir
  21. Um endodontista conseguem fazer essa cirurgia? (Polipo pulpar)

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho uma carne dentro dos dentes mas essa inflamação vai e vêm, não dá dor mas ,tem tido muito sangramento as manhãs eu encontro os lençóis com muito sangue q sai da mesma região

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma carne crescida dentro do meu dente e tô com medo de ir no dentista tirar e morrer

    ResponderExcluir
  24. Olá. Fui realizar a extração de um dente e infelizmente não foi concluída. A Doutura retirou somente a coroa, deixando a raiz para outro momento, devido a dor. O pólipo pulpar está presente e doi ao tocá-lo. Isso poderá interferir no ato da extração da raiz? Estou tomando Amoxicilina e Nimesulida há 5 dias e o pólipo não diminui, estou com bastante medo da dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deverá ter tanta influencia na extração. A dor poderá aparecer se voce não remover o restante do elemento dentário

      Excluir
  25. To com essa carne no dente quebrado e ela tá meio que querendo soltar (sair) oq devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, todas as informações estão no texto, no ultimo parágrafo

      Excluir
  26. O meu nasceu isso dentro de um dente quebrado mais n dói nem nada é preciso extrair?

    ResponderExcluir
  27. Eu estou com um buraco no dente com uma grande carne por dentro ela está inchada e doi muito qualquer coisa que eu Fasso ela doi o que e que eu Fasso eu tenho 13 anos

    ResponderExcluir
  28. Estou com um pulpar compatível com nódulo (polpólito é perigoso oq significam isso estou com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como descrito no texto, são os tecidos internos do dente inflamados e expostos. É preciso tratar

      Excluir

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: