Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Afundamento do Osso Zigomático

Caso operado ontem.

O paciente fez uma fratura com afundamento do osso zigomático direito ao bater o rosto durante cavalgada.

Na tomografia pré-operatória, é evidente o afundamento.


Repare no desalinhamento do zigoma direito (ao RX fica no lado contrário)

Utilizamos na reconstrução 2 mini-placas de titânio 2.0 e sete mini-parafusos, por julgarmos o afundamento de grande extensão.

Na sutura fronto-zigomática, uma micro-placa 1.3 com 4 micro-parafusos.


Posicionamento das placas

Repare no recontorno do zigomático (maçã do rosto), após a redução e fixação da fratura.

Corte axial com placas e parafusos em posição


Placa e parafusos


Recontorno da anatomia

A tomografia computadorizada com reconstrução em 3D dá a exata dimensão do posicionamento das placas e do reestabelecimento da anatomia.


Reconstrução 3D

Outra visão

As três placas em posição

Outra corte

271 comentários:

  1. Passei por uma cirugia identica a essa,causada por uma agressão no futebol, gostaria de saber se posso voltar futebol, e quanto tempo.

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma cirurgia identica a essa contendo 3 placas e 12 mini parafusos, devido agressão jogando futebol, gostaria de saber se posso voltar a jogar futebol e em quanto tempo. OBS: Tem um mês que fiz a cirurgia.

    ResponderExcluir
  3. Passei por uma cirugia identica a essa,causada por uma agressão no futebol, gostaria de saber se posso voltar futebol, e quanto tempo.

    ResponderExcluir
  4. Edilson, é muito vago respondermos esta pergunta por aqui, sem um exame mais apurado. É certo que voltarás a jogar futebol. Porém, quanto ao tempo, deves conversar com teu cirurgião, que conhece o teu caso à fundo. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fábiano caetano meu esposo opero do osso da face uma cirurgia parecida com essa ela é jogador de futebol já faz 3 mês e agoro está um pouco injada e com dormência o que pode ter acontecendo ele ainda não volto a joga bola

      Excluir
    2. Ele operou com bucomaxilo? Por que normalmente clubes de futebol não disponibilizam este profissional. É preciso fazer uma revisão

      Excluir
    3. Eu sofri uma fratura dessa mas não fiz cirurgia e sinto um pouco de dormência e sensibilidade nos dentes isso trás algum risco?

      Excluir
    4. Olá amigo, depende do grau da fratura. O correto é operar sempre que há indicação para isso, pois sequelas podem advir da falta do tratamento

      Excluir
    5. Sofri um acidente a dez dias a trás e estou com uma cirurgia agendado pra da semana que vem são quase 20 dias após o trauma terei alguma agravamento por conta do tempo pra opera

      Excluir
    6. Dr.
      Existe algum tempo máximo, para estar fazendo a cirurgia?

      Excluir
  5. Também passei por uma operação semelhante. Gostaria de voltar a jogar mas com proteção.
    Onde poderei mandar fazer uma máscara que proteja o osso zigomático?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Normalmente a consolidação óssea plena nos casos de fratura facial dá-se entre 45 e 60 dias, quando normalmente não recomendamos atividades físicas de contato. Após este período, normalmente não indicamos qualquer proteção adicional, já que o osso já estaria consolidado. Existem alguns casos, que, por medo ou receio, o paciente opta por usar alguma proteção, caso do goleiro do Chelsea, da Liga Inglesa de Futebol: http://raddaortiz.blogspot.com.br/2011/11/petr-cech-e-seu-processo-de-mutacao.html
    De toda forma, se for do seu interesse, sugiro consultar com um cirurgião dentista especialista em traumatologia do esporte ou acidentes de trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Dr. Fabiano!
    O blog é de excelente qualidade!
    estou no 9º periodo da faculdade e tb Pretendo fazer CTBMF...estou somente na espera dos editais da UFRJ E UERJ. E os casos do blog so me deixam mais entusiasmado e ansioso ao mesmo tempo. O blog já esta nos meus favoritos! virei seguidor e admirador!
    Um grande abraço!
    Victor

    ResponderExcluir
  8. Olá Victor! Opiniões como a tua que nos deixam orgulhosos, embora nossa vontade fosse de atualizar o blog com mais assiduidade, o que infelizmente é difícil de conciliar com os compromissos profissionais! Siga conosco, dê opiniões, contribua com assuntos! Você também faz parte do blog!

    ResponderExcluir
  9. Ola, meu pai teve fratura do arco zigomatico, porem como ele sofreu outras fraturas e devido as condições em que ele se encontrava nao pod fazer nenuhma intervação. Apos 4 meses fomos em uma consulta e o cirurgiao disse que apos tento tmpo (4 meses)provavelmente o osso ja estava consolidado, e ja que ele nao sentia dores e conseguia abrir boca normalmente, nao seria necessario uma cirurgia! Gstaria de saber se ja que ele nao sente dores e consegue abrir a boca normalmente hoje esta tudo bem, ou se ele pod vir a ter problemas no futuro...

    ResponderExcluir
  10. Olá Thais. Considerando que estas informações estão corretas (tempo do trauma, ausência de sinais e sintomas e/ou prejuízo estético), eu concordo com a opinião do cirurgião de tratamento conservador.

    ResponderExcluir
  11. Ola Dr Fabiano, fiz uma cirurgia semelhante a essa no meu caso foram colocadas 02 placas de titanio 01 em baixo da sombrancelha foi colocada uma placa de 04 parafusos e em baixo do olho uma placa de 06 furos, mas com 04 parafusos, a cirurgia foi feita dia 20/09/2012 sinto que a senssibilidade esta voltando aos poucos, porém não fiquei contente com o resultado pois vejo que olho não abre totalmente, tenho impressão que a pele da sombrancelha ao ser esticada devido a placa em baixo não permite a total abertura do olho. Outra coisa; a cirurgia foi feita pelo SUS com a supervisão de um Professor e sua equipe de residentes, não foi feita tomografia, apenas os Raio X , gostaria de saber se esses procedimentos estão corretos ! Agradeço desde já pela resposta !

    ResponderExcluir
  12. Olá. me sinto impossibilitado de julgaro resultado da sua cirurgia pois não conheço o caso e nem estava presente no procedimento. O que posso afirmar com certeza é que a TC é uma excelente ferramenta de diagnóstico, porém não mandatária. E é muito comum em hospitais-escola residentes operarem sob a supervisão do preceptor.

    ResponderExcluir
  13. olá, levei uma forte pancada no rosto, tirei rx e o medico disse que eu fraturei o osso zigomatico, ele queria tentar por de volta com um ferro ia me sedar e anestesiar, mas não deu certeza que ira ficar bom,to na duvida se faço ou espero uma cirurgia pelo sus que demora muito, por favor me ajude, estou com a boca amortecida será que vou ter sensibildade novamente obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá amigo! Como é praxe aqui no blog, não costumo palpitar nos diagnósticos alheios, devido à complexidade individual de cada caso, e por não dispor de exames diagnósticos e nem a chance de uma boa anamnese e exame físico. De toda forma, o usual, em uma fratura zigomática com deslocamento, é a redução cirúrgica.

    ResponderExcluir
  15. oi, dr. quebrei o osso da face zigomatico,aparentemente não se percebe muito, o que mais incomoda é a dormencia que ficou no rosto, não quero fazer a cirurgia pra corrigir o osso, se eu não fizer pode vir a piorar? ou eu posso conviver normalmente com osso quebrado. obrigado, aguardo.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pela participação no blog. Se não houver afundamentos importantes, muitas vezes o tratamento para fraturas zigomáticas é conservador, ou seja, sem cirurgia. Porém, é preciso avaliar com seu cirurgião bucomaxilo a parestesia (dormência). Pode acontecer de a inervação estar sendo pressionada pelas arestas da fratura, e neste caso, a intervenção é indicada.

    ResponderExcluir
  17. obrigado dr. pela resposta,Deus abençõe a sua vida.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Dr. estou com um caso de osso zigomático quebrado na minha família. Ontem minha tia sofreu um acidente de carro junto com meu tio e minha avó. A minha tia teve o osso zigomático quebrado e esfarelando também. os médico fizeram uma plastica no rosto dela e deixar apara fazer a cirurgia de buco maxilo daqui duas semanas. Ela pode voltar a ter o rosto normal como era, apenas com as cicatrizes da cirurgia? estamos muito preocupados, pelo fato dela ser muito vaidosa e essa fatalidade ter acontecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, desde que a cirurgia seja feita por Cirurgião Dentista especialista em Cirurgia Bucofacial, que tem noções de acessos cirúrgicos estéticos, ela não deverá permanecer com grandes cicatrizes cirúrgicas.

      Excluir
  19. ola fiz uma cirurgia igual ou parecida queria saber se vc sabe um site que venda mascara de proteção facial de acrilico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta Sandro. O que tenho visto, principalmente em atletas de alto rendimento com fraturas de face, é que as máscaras são feitas sob medida. Achei um site, não sei se é confiável: http://www.ortocom.com.br/index.php?tipo_produto=%3Cfont%20size=3%3EM%E1scara%20de%20Prote%E7%E3o%20para%20Fratura%20de%20Nariz%3C/font%3E

      Excluir
  20. Meu filho ira operar amanha. Suas informaçies me acalmaram. Obrg. Ruth bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruth, que corra tudo bem na cirurgia, um abraço!

      Excluir
    2. Ele operou ontem, o corte pela sombrancelha como o da tua foto, e o olho hj está muito roxo, é normal? sei que inchar era esperado, mas sobre ficar roxo, estou assustada com isso. Preciso ligar para o buco que operou? ele não reclama de mais nada. tem 13 anos e caiu de bike. Obrigada por responder.
      Ruth, Bahia

      Excluir
    3. Amigas ruth, recomendo ter paciência. Confie no cirurgião. Uma cirurgia deste porte demanda recuperação, em um dia não temos condições de avaliar. Edema e hematoma são perfeitamente normais e esperados...

      Excluir
  21. Ola Doutor,
    Fraturei a maca do rosto e passei por uma cirurgia essa semana, foram colocadas placas e parafusos, mais a maca ainda ficou afundada, estou descontente com o resultado, que procedimento devo tomar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc deve consultar e fazer esta pergunta ao cirurgião que lhe operou. Geralmente pós-operatório de uma semana é muito curto para qualquer opinião, já que o edema pode mascarar o quadro.

      Excluir
  22. Boa tarde, fraturei o meu osso zigomatico a mais o menus uns 6 meses atras, so q ontem um desses parafusos solto qdo eu estava escovando o dente, corro algum risco ?? ou nao tem nenhum problema ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deco, normalmente, depois de 6 meses, quando um parafuso se solta, não há problemas. Apenas recomendo consultar o cirurgião que lhe operou, para, através de exames por imagem, verificar se não há placas e/ou parafusos fora de posição.

      Excluir
  23. Olá Doutor fabiano
    Sofri um acidente de moto na virada de 2014. sofri uma fratura do osso zogimatico( osso que fixa o olho, acredito que seja esse nome) tive que colocar uma tela, devido o afundamento do olho. Sou praticante de MMA. gostaria de saber, por sua experiencia, qual o tempo estimado, para eu conseguir voltar aos meus treinos..se há um tempo seguro.
    Agradeço desde ja sua atenção.
    Carlos Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júnior. A região de terço médio de face, incluindo o complexo zigomático-orbitário, é uma das regiões mais suscetíveis à traumatismos, pela própria exposição e pelo fato do complexo ósseo ser muito frágil na região. Normalmente, após procedimento cirúrgico, inclusive com reconstrução por telas de titânio, o tempo esperado para a consolidação óssea varia de 3 a 6 mese. Para atividades leves, pode-se considerar a partir de 30 dias. Porém, para esportes de alto rendimento como o MMA, e considerando que poderia haver um novo trauma na região, recomendo aguardar no mínimo de 45 a 90 dias, sempre com proteção e evitando contato.

      Excluir
  24. Dr. desejo realizar uma consulta com você, relacionado à uma proeminência adquirida no osso zigomático, devido ao uso equivocado de Genotropin (hormônio crescimento). Como eu posso proceder? moro em Santa Maria. RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Nossos contatos aqui: http://britesbucofacial.blogspot.com.br/2012/01/nossos-contatos.html

      Excluir
  25. Doutor, no meu caso não sofri nenhum tipo de acidente, mas há 4 anos atrás o meu osso zigomático do lado direito cresceu do nada ? já fui no buco maxilo que me pediu tomografia da face que realmente deu pra ver o crescimento... oq poderia ter ocasionado esse crescimento e por sinal ta bem evidente ao ponto das pessoas me pergutarem oq aconteceu... eu gostaria de fazer uma cirurgia plástica de raspagem desse osso, mas tenho medo que ele cresça novamente, e tenho medo do corte ficar feio, até msm pq sou mulher e super vaidosa....poderia me dar uma luz ? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Creio que seu caso deva ser melhor investigado, primeiramente para sabermos a etiologia. Uma coleta para exame histopatológico é essencial. Normalmente as plastias ósseas de zigoma podem ser feitas por dentro da boca, não restando, portanto, cicatrizes.

      Excluir
  26. Boa noite, após 01 mês após a cirurgia, o meu rosto continua muito inchado e com uma bolsa abaixo do olho. Essa condição é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, cada caso é um caso. Depende do tipo da fratura, de como foia cirurgia e das condições sistêmicas do paciente. pergunte ao seu cirurgião!

      Excluir
  27. Boa noite dr. fiz a cirurgia a 20 dias e ocorreu tudo bem e fiquei satisfeito com o resultado. O meu nervo estava comprimido e por esse motivo meu rosto estava dormente, Apos a cirurgia o nervo voltou ao lugar porem ainda continuo com a sensibilidade afetada. Gostaria de saber em media quanto tempo demora para voltar a sensibilidade total do rosto. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, esta resposta é muito relativa, pois depende do quanto esta inervação foi lesionada durante o trauma e/ou procedimentos cirúrgicos. Normalmente teremos uma regressão às funções normais entre 6 meses e um ano. Portanto, você está ainda no início da recuperação.

      Excluir
  28. ola dr fiz uma cirurgia no osso zigomtico devido uma queda de moto,cerca de um mes so que meu rosto ainda continua inchado, queria saber se o meus rosto vai ficar torto ow vai fica como era antes desde ja agradeço dr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hemerson, usualmente, em qualquer fratura de ossos da face, seguindo preceitos técnicos, de tempo e padrão de fraturas favoráveis, a abordagem cirúrgica deve resolver satisfatoriamente qualquer caso. Porém, cada caso é um caso!

      Excluir
  29. Eu fiz uma cirurgia na face quebrei o osso da buchecha fiz a cirurgia dia 1ja tem 20 dias que fiz mais minha bochecha nao desincha sinto um trem duro tipo uma bola dura la dentro oque e isso? A marca da cirurgia e bem sombrancelha e dentro da boca pq fizeram cirurgia dentro da boca em cima na gengiva?? Volta normal to com medo diz que oponto sai sozino mais ate hoje nada oque devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. 20 dias é um tempo demasiado curto para a recuperação completa. Seus sintomas são adequados para o caso. A incisão intraoral é usada para estabilizar o osso zigomatico em mais de um ponto, também usual para o caso. Tenha paciência que tudo voltará ao normal, e não esqueça de fazeraas revisões com seu cirurgião!

      Excluir
  30. Boa Tarde Dr., Sofri um acidente tive um afundamento no zigomático, quero saber se posso ter problemas visuais futuramente se não fazer a Cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do caso. Me sinto impossibilitado de responder sua pergunta sem um exame apurado, conforme respostas anteriores. Procure seu cirurgião.

      Excluir
  31. Olá, faz 20 dias que me acidentei, A região de terço médio de face, incluindo o complexo zigomático-orbitário, 03 fraturas 5 mm , não sinto dor, movimento boca, os olhos normal, optei não fazer cirurgia, modo conservador só tem um problema parestesia noa asa do nariz, mas nao me incomoda em nada, a minha pergunta é apos 30 dias posso ter algum problema funcional e se tiver poderei fazer essa cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua decisão de não operar foi tomada em conjunto com seu cirurgião, critérios como pouco deslocamento das fraturas devem ter sido levados em conta. Em caso positivo, o tratamento conservador não deve deixar sequelas funcionais. Quanto à parestesia, é normal para o quadro e deve reverter dentro de 6 meses a um ano

      Excluir
  32. Olá Dr. Eu tenho um defeito no rosto justamente no osso zigomatico...sofri muito na minha adolescência com isto... além de me trazer muita dor... meu rosto incha do nada... existe alguma cirurgia plástica para corrigir este osso e dar uma forma mais uniforme ao meu rosto? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá kledir. Sempre existe uma alternativa de tratamento. Vai depender da causa da lesão, se traumática ou não, entre outros dados para definir o melhor tratamento. Consulte o cirurgião e faça um exame completo para um melhor diagnóstico

      Excluir
  33. Olá, Dr, há 20 dias fiz uma cx para redução de fratura no zigomático e sinto o peso da placa. isso eh normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Um desconforto e má-adaptação às placas para reconstrução de fraturas, não só de face, são normais, ainda mais considerando o pouco tempo pós-operatório. Isso pode ser confundido com sensação de "peso" e deverá ir normalizando com o passar dos meses. De toda a forma, consulte seu cirurgião.

      Excluir
  34. Olá doutor! Eu jogando bola minha cabeça bateu na cabeça do meu amigo...no raio X foi detectado uma fratura no arco zigomatico muito pequeno...pois depois de uma semana do acontecido não sinto dor no local e abro a boca normalmente..porém só tem uma coisa que ficou um pouco dormente deve do dia do acontecimento. ..pois esta ficando boa já a dormência. ..quero saber se eu não fazer a cirurgia. ..eu vou ter alguma complicação mais na frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não houver prejuizo estetico ou funcional a cirurgia não é necessária

      Excluir
  35. Olá doutor! Eu jogando bola minha cabeça bateu na cabeça do meu amigo...no raio X foi detectado uma fratura no arco zigomatico muito pequeno...pois depois de uma semana do acontecido não sinto dor no local e abro a boca normalmente..porém só tem uma coisa que ficou um pouco dormente deve do dia do acontecimento. ..pois esta ficando boa já a dormência. ..quero saber se eu não fazer a cirurgia. ..eu vou ter alguma complicação mais na frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel. Pelas caracteristicas relatadas, parece ser um tipico caso de tratamento conservador ou não-cirurgico. Sem exames por imagem fica dificil um diagnostico mais preciso. Consulte um cirurgião!

      Excluir
  36. Ola Dr.
    Tive uma fratura no zigomatico jogando futebol. O medico solicitou um procedimento cirurgico para reparo. Disse que será necessário dois procedimento um corte abaixo do olho e um por dentro da boca. Gostaria de saber se esse corte abaixo do olho ficara com cicatriz aparente? E quanto tempo apos a cirurgia ainda ficarei internado?
    Obigado e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, obrigado pelos elogios. Este é um procedimento bastante comum dentro da cirurgica bucomaxilo, a incisão subciliar se dá aproveitando as rugas do musculo orbicular, e não deverá deixar maiores cicatrizes dependendo da habilidade do cirurgião. Quanto à internação, varia muito conforme o caso, mas vc deverá estar em casa entre 2 a 4 dias, se não houver complicações.

      Excluir
    2. Ola Dr..obrigado pela resposta.
      Fiz a cirurgia conforme você falou fiquei internado 2 dias após a mesma. E aparentemente ficará pouca cicatriz.
      Gostaria de saber quando posso voltar a fazer musculação novamente. Pois o medico orientou 60 dias para esporte de contatos. Porem nao informou nada sobre academia?

      Obrigado novamente

      Excluir
  37. Alexandre, a musculação, por provocar esforço, também é contra-indicado neste período, porém consulte seu cirurgião antes dos 60 dias, dependendo da cirurgia e da recuperação, minha conduta é liberar antes deste prazo, mas depende de cada profissional.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Dr Fabiano.
    Fiz uma cirurgia de reparo no osso zigomatico. Foi feito um incisão em baixo do olho. Ja fazem 8 dias que fiz a cirurgia. Porem sinto que nao consigo fechar o olho totalmente. Pois na parte inferior da palpebra parece estar sem sensibilidade e nao movimenta de encontro a parte superior como no outro olho. O cirurgiao disse que isso é normal por enquanto, pois no momento da cirurgia foram cortado os nervos dessa parte e que aos poucos vai voltando ao normal. Voce poderia dizer se esse processo é normal??
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, a conduta está adequada. em alguns raros casos pode ocorrer a lesão da inervação periorbicular, causando o sintoma que descreves. Quanto ao grau desta lesão vai depender do tipo de incisão e da fratura, somente o seu cirurgião para dar um tempo aproximado de recuperação.

      Excluir
  39. Olá Dr, boa noite, gostaria de saber se o tratamento conservador (não cirúrgico), pode levar a pessoa sentir alguns sintomas mais tarde, devido a fratura do zigomático e um pequeno afundamento da face, ou seja, no caso diagnosticado pelo cirurgião dentista, tendo o mesmo, após verificar exames de imagens de raio x e computadorizadas, considerar como não cirúrgico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliezer obrigado pela pergunta. Os critérios para tratamento conservador são definidos pelo cirurgião considerando vários critérios, inclusive sequelas futuras. Se o seu cirurgião optou pelo tto consevador, fique tranquilo pois é uma opção segura para o seu caso. Se houvesse qualquer possibilidade de problemas seria oferecido outro tipo de tratamento.

      Excluir
    2. Digo, considerando vários fatores.

      Excluir
  40. Bom dia Dº Fabiano, parabéns pelo blog que é de muita utilidade.
    Faz 9 anos que levei uma pancada na face e percebo que o osso zigomatico esquerdo foi prejudicado, hoje percebo a grande diferença entre o lado direito e o esquerdo , há uma depressão no lado esquerdo o que me faz envelhecer bastante e isso me incomoda. Gostaria de saber se ainda posso me submeter a intervenção cirúrgica para corrigir a estética pois não sinto dores nem outro sintoma apenas a estética que não ta legal. Obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, Junior. Neste caso, com tanto tempo de evolução, indicaria técnicas de reparo que não envolvam refratura e osteotomias, como polietileno poroso, por exemplo. Mas sim, existem soluções cirurgicos.

      Excluir
  41. Doutor , parabéns pelo blog ! Fraturei i zigomático orbital e nfiz a cirúrgia já tem 1 ano e 3 meses . Incisão do lado da sobrancelha , e por dentro da boca , porém ainda vejo que meu rosto do lado operado ficou gordinho , ou seja percebe-se que ficou mais alto com aparência de inchado . Devido já fazer um bom tempo será que esse inchaço ainda tem conserto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Um ano e 3 meses já é bastante tempo, teoricamente o tecidos já estão em sua posição final. Mas há diversas maneiras de corrigir assimetrias, eu recomendaria consultar o seu cirurgião.

      Excluir
  42. Francis Souza16 julho, 2016

    Olá Dr!
    Terei que fazer essa cirurgia e meu cirurgião falou que fará um corte abaixo do olho para reparo do osso orbital. Segundo ele será simples e tranquilo. Minha dúvida é; após a cirurgia, qual a média de tempo de afastamento do trabalho. No meu caso, eu trabalho embarcado. Esse tipo de procedimento costuma dar mais de 15 dias de afastamento? Eu não gostaria de ser encaminhado para o inss. Sei que o senhor não pode se comprometer com diagnósticos sem o senhor mesmo avaliar mas preciso apenas de uma média de tempo de afastamento de trabalho.
    Desde já, muito obrigado e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francis, obrigado por acompanhar o blog e por entender nossa conduta, de não tecer comentários técnicos sobre o trabalho de outro cirurgião sem examinar o paciente e exames. Respondendo sua pergunta, o tempo de recuperação é muito variável, dependendo de 3 fatores: dificuldade técnica do caso, resposta clínica do paciente e cuidados pós-operatórios. Costuma levar em média 15 dias, com possibilidade de ser mais dependendo do caso.

      Excluir
  43. E quais as formas para poder reparar assimetrias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá diney, isso depende muito do tipo de assimetria, essencialmente se for por afundamento ou por deslocamento (giro) do zigomático, o que influi na desição da melhor técnica, que varia entre preenchimentos com material reabsorvível ou permanente (polietileno poroso), até corticotomias e cirurgia ortognática

      Excluir
  44. Então doutor , nos raios x e na tomografia está tudo ok , é a carne que está inchada ainda , parece que engordou , quando aperto da pra ver que a carne está inchada , porém não sinto dores . com osso está tudo ok , fiz todas as revisões , me desculpa estar insistindo no assunto , mas é que tenho dúvida se opto por uma cirúrgia plástica pra tirar o excesso , ou se um bucomaxilo tem que rever o caso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Diney, se realmente for um excesso nos tecidos moles, o melhor seria procurar a cirurgia plástica, mas pra termos certeza somente com um exame clínico apurado, ok?

      Excluir
  45. Oi doutor, nunca sofri nenhum acidente no osso zigomático, mas tenho defeito em ambos, eles são fundos juntamente com o osso temporal, isso torna a parte de cima da cabeça, menor do que a de baixo (com o aspecto de amendoim), queria saber se tem cirurgia para corrigir isso, e também como é feito o procedimento, tenho 14 anos, tem algum problema se eu fizer agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vitor, pelo teu relato (lembrando que não examinei), parece haver atresia do maxilar. Provavelmente seja caso para cirurgia ortognatica ou distração osteogenica. Tudo depende do caso, mas em geral não é recomendado operar antes do total crescimento ósseo, que em homens deve se completar pelos 16,17 anos.

      Excluir
  46. oi doutor, fazem 15 dias que sofri um acidente e fraturei o osso zigomatico. a 7 dias fiz a cirurgia e coloquei uma miniplaca e 4 parafusos. desde do acidente tenho cuspido sangue proveniente do interior do nariz, cm o tempo vem diminuindo a quantidade mas ainda continuo cm esse sangramento. ISSO É NORMAL? COM O TEMPO DEVE SARAR? EU FICAREI COM ALGUMA SEQUELA OU É MAIS PROVÁVEL QUE MEU ROSTO VOLTE A SER COMO ANTES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, isto é PERFEITAMENTE normal. Qualquer pancada na região zigomática, mesmo sem fratura, normalmente causa HEMOSSINUS, ou seja, uma hemorragia local no interior do seio maxilar, detectável tomograficamente, que pode drenar para as vias nasais. Este sangramento coagula, e deve demorar alguns dias até normalizar a permeabilidade nasal. Eu costumo prescrever irrigações com soro fisiológico morno nas narinas aos meus pacientes. Entendo também a ansiedade dos pacientes e leigos que procuram este blog, mas considere que voce tem apenas UMA SEMANA pós-opertória, ainda tens muita coisa a perceber e sentir no período de cicatrização.

      Excluir
  47. Nova postagem sobre o assunto aqui: http://britesbucofacial.blogspot.com.br/2016/07/afundamento-do-osso-zigomatico-2.html

    ResponderExcluir
  48. Olá Doutor, fiz uma cirurgia para colocação de uma placa no osso zigomático que esta fraturado ja fazem 15 dias . grande parte do inchaço já saiu mas percebo uma assimetria no meu rosto percebo como se o lado do rosto que foi fraturado estivesse com o osso inchado, tipo um edema ósseo. pode-se ocorrer um edema ósseo proveniente da cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. Não, edema ósseo em nível perceptível não existe. Em alguns casos de fraturas de ossos longos (que não é o caso de ossos de face), ocorre no período de cicatrização o que chamamos de calo ósseo, raramente perceptível clinicamente. O que voce provavelmente esteja sentindo é o endurecimento causado pelo edema pós-operatório de tecidos moles. Não se preocupe, lembre-se que são apenas 15 dias pós operatórios.

      Veja mais sobre casos parecidos aqui: http://britesbucofacial.blogspot.com.br/2016/07/afundamento-do-osso-zigomatico-2.html

      Excluir
  49. Olá tem um rapaz que sofreu um acidente de moto e quebrou este osso da maçã do rosto e então já faz 8 dias e ele ainda não fez a cirurgia. Quais os riscos de ainda não ter feito a cirurgia e o mais interessante é que ele não deixou de fazer nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior risco é haver consolidação óssea com o osso em posição inadequada

      Excluir
    2. Se houver consolidação óssea a cirurgia pode ter mais efeito colaterais ?

      Excluir
    3. A cirurgia se tornaria mais complexa e demorada, uma vez que seria necessário a re-fratura cirurgica, reposicionamento e fixação. Também a garantia de um resultado excelente esteticamente ficará comprometida, uma vez que a referencia anatomica estaria perdida pelo tempo entre o trauma e o procedimento.

      Excluir
  50. Olá tem um rapaz que sofreu um acidente de moto e quebrou este osso da maçã do rosto e então já faz 8 dias e ele ainda não fez a cirurgia. Quais os riscos de ainda não ter feito a cirurgia e o mais interessante é que ele não deixou de fazer nada.

    ResponderExcluir
  51. Boa noite doutor! Meu irmão terá que fazer essa cirurgia devido a uma agressão que sofreu. Está aguardando a cirurgia na rede pública, porém queremos encaminha lo para um hospital particular para fazer logo.O senhor pode me informar quando custa em média essa cirurgia zigomática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá junio. Sua pergunta tem resposta muito dificil. Se voce acompanha o blog, verá que não dou ideia de valores sem examinar o paciente. Cada caso é um caso em específico, a fratura do osso zigomático possui muitas variáveis e somente em um exame físico e de imagens nos dará a dimensão de cada caso e consequentemente um orçamento aproximado.

      Excluir
  52. Bom dia Dr. Fiz um cirurgia zigomatica no dia 02 de fevereiro. E o meu olho ficou maior do que o outro devido o corte feito embaixo do olho. O cirurgião q fez a cirurgia disse q é pra eu ficar massageando a área q vai voltar ao normal. Será q voltar mesmo ao normal ou vou ter q fazer outra cirurgia pra reparar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Eu esperaria um pouco mais pelo resultado final, não faz nem um mês do procedimento

      Excluir
  53. Boa noite Dr. gostaria de saber se é possìvel diminuir a saliencia do osso zigomatico da lateral do rosto.meu rosto tem aparencia muito arredondada, isso me incomoda muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo. Em pouquissimos casos indicamos desgaste ósseo zigomático, apenas em casos mais agressivos como tumores. Para estes casos, indicamos procedimentos menos invasivos como a bichectomia que reduz consideravelmente o volume da região zigomática

      Excluir
    2. Boa noite .fiz uma cirurgia tem 20 dias meu rosto do lado esquerdo ficou alto será que preciso fizer uma cirurgia para repara esse volume .

      Excluir
  54. Oi, Dr Fabiano a mais de 20 anos fiz uma cirurgia para reparo de luxação no osso zigomático, só a anos percebo que a assimetria comparado a outros lado está bem diferente, a cirurgia foi do lado esquerdo, problema provocado pela uma agressão física de um ex companheiro e essa diferença me incomoda muito,o que devo fazer?
    Obs:o médico que realizou a cirurgia já é falecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, creio que voce refere-se à uma fratura e não luxação, certo? Depois de tanto tempo não recomendaria nova cirurgia. Procure um cirurgicão plastico ou bucomaxilo que trabalhe com preenchimento para melhorar esta assimetria sem cirurgias

      Excluir
  55. Quando tem afundamento no osso zigomático,todos tem que colocar plascas e parafusos para a reconstrução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Nem sempre. Por vezes a simples redução anatômica sem qualquer tipo de fixação é o suficiente

      Excluir
  56. Quando tem afundamento no osso zigomático,todos tem que colocar plascas e parafusos para a reconstrução?

    ResponderExcluir
  57. Olá dr. Fraturei o zigomatico após uma queda jogando futebol. Na tomografia a fratura ficou nítida bem abaixo do olho. Fiz a cirurgia, não ficou cicatrizes pois o corte foi por dentro da boca. Porem meu olho ficou com uma mancha vermelha minha pálpebra roxa minha boca ainda esta a parte superior do meu lábio adormecida e também a parte superior dos meus dentes estão adormecidos. Meu rosto ainda ta inchado porém o inchaço ja diminuiu bastante. O médico falou pra comer apenas coisas líquidas ou pastosas por dois meses. Não estou escovando os dentes pois estou com medo de machucar o corte porem estou fazendo um bocejo com o colega periogard sem álcool. Já faz 15 dias que fiz a cirurgia. Queria saber. Qundo posso voltar a escovar os dentes .? Qual o tempo que leva pro corte da boca cicatrizar .? Quanto tempo leva pra macha vermelha do olho sair .? Tbm qro saber quanto tempo leva pro inchaço da bochecha sumir .? Quanto a dormência, é normal .? Quanto tempo leva pra sensibilidade voltar .? E o principal Dr. quando vou poder voltar a trabalhar. .? Sou operador de telemarketing. Tem algum problema falar de mais .? Quais cuidados pois operatório devor ter para que as placas não soltem .? Espero que responda todas as perguntas mesmo que seja uma estimativa de dias ou meses. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Infelizmente é impossível estimar tempo pois cada paciente responde de uma maneira e cada cirurgia é diferente. O que se espera é que em cerca de 6 meses tudo estará normalizado inclusive em nível ósseo. Questões pós operatórias inflamatórias como edema edema hematoma costumam involuir antes disso, é não é necessário esperar tanto tempo para voltar ao trabalho. Pode higienizar normalmente, os parafusos não soltarão

      Excluir
  58. Dr. Fábio, o senhor poderia me chama no whatsapp. Tenho algumas dúvidas que eu queria tirar se não for muito incomodo. 86-88519387 ou então o senhor pode deixar seu número que eu mesmo mando mensagem.

    ResponderExcluir
  59. Bom dia Francisco, voce pode enviar qualquer questionamento ao meu email buco.brites@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Olá Dr. Fabiano. Há umas 3 semanas fui agredido na face, onde senti dormência no rosto na hora e bastante inchaço e olho roxo. Fui ao hospital (sus) e o médico me liberou na hora, sem fazer radiografia, alegando que aparentemente não havia fratura. Após 3 semanas ainda sinto o rosto com dormência na região do nariz na parte esquerda, e ontem ao passar a mão no osso abaixo do olho senti um degrau e minha pálpebra ainda está roxeada. Creio que realmente houve uma fratura e não foi diagnosticada. Meu caso seria cirúrgico, ou de tratamento conservador? Essa dormência passará com o tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa pergunta Alexandre. Podem acontecer duas situações: 1. O simples fato de traumatizar a região pode lesionar transitoriamente o nervo infra-orbitario causando parestesia conforme a descrita ou 2. Como há um degrau perceptível, o mais provável é que realmente haja uma fratura, não diagnosticada no momento. Sugiro procurar um bucomaxilo com urgência munido de uma tomografia. Já se passaram 3 semanas e se for caso cirúrgico o tempo é muito importante. Nos dois casos a parestesia costuma não ser permanente

      Excluir
    2. Passei no buco maxilo ontem, e realmente há uma leve fratura perceptível ao tato mesmo. Como foi leve ele não me indicou a cirurgia, pois teria que quebrar o osso novamente e o trauma seria maior. Me indicou tomar o complexo B para acelerar a recuperação do nervo, isso realmente ajuda?

      Excluir
    3. Faz todo o sentido Alexandre, que bom que procuraste o profissional correto

      Excluir
  61. Olá Dr. Fabiano a uns 10 anos levei uma pancada muito forte no osso zigomático, na época fiz Raio x mas não foi necessário fazer cirurgia mas o meu rosto ficou um pouco deformado, pois a parte que foi machucada era como se tivesse inchada direto, mas ultimamente sinto dores de cabeça a parte do osso zigomático onde foi machucada muitas vezes fica inchado e doendo. Gostaria de saber qual procedimento devo tomar.

    ResponderExcluir
  62. Olá. Depois de 10 anos não vejo relação com o trauma, mas sugiro a consultar um buco que deverá solicitar exames por imagem para um melhor diagnostico

    ResponderExcluir
  63. Olá Dr. Fabiano a uns 10 anos levei uma pancada muito forte no osso zigomático, na época fiz Raio x mas não foi necessário fazer cirurgia mas o meu rosto ficou um pouco deformado, pois a parte que foi machucada era como se tivesse inchada direto, mas ultimamente sinto dores de cabeça a parte do osso zigomático onde foi machucada muitas vezes fica inchado e doendo. Gostaria de saber qual procedimento devo tomar.

    ResponderExcluir
  64. Meu marido sofreu um acidente de moto onde quebrou o osso zigomatico, quebrou a regiao orbital e malar. Foi.indicado cirurgia repatativa para ele. A buco maxilar tbm indicou. Mas o cirurgião de reconstrução da face não achou necessário. O acidente foi a 5 dias. O rosto ainda tá inchado, sente dormência, Mas está abrindo a boca normal, visão normal, enfim... notei q o rosto vai ficar estranho acho. Por parecer ter perdido a maçã do rosto e a fonte parecer estar alta. Sei lá..
    Será q realmente não precisa de cirurgia??
    Ah e uma das narinas parecem estar tampadas é mais dor no canto do nariz no osso mesmo. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Não entendi, como assim cirurgião de reconstrução de face? Quem avalia as condições cirúrgicas é o cirurgião bucomaxilo, esta especialidade nem esxiste. Sugiro seguir as orientações do bucomaxilo. Embora não tenha examinado o caso, se há fratura com afundamento zigomático-orbitário o caso deve ser avaliado cirurgicamente.

      Excluir
  65. Bom dia Dr Fabiano. Já me ajudou bastante Seus esclarecimentos.
    Só gostaria que você pudesse dar sua hiposete diagnóstico, no caso sugestão.
    A 2 dia sofri uma pancada. Apresentando dificuldade para abrir a boca e comer algo ( Só pastosa).

    Fui a urgência e médico solicitou Tomografia Como.

    Fiz tomografia computadorizada e levarei amanhã para ele avaliar.

    A impressão diagnóstica TC:

    -Fratura do arco zigomático esquerdo, com desalinhhamento ósseo.

    -Conteúdo denso no seio maxilares, etmidais e frontal.

    Me encaminhou para o cirurgião bucomaxilo facial. Que está marcado para amanhã.

    Portanto só gostaria de saber que a tendência é o processo cirúrgico?

    Mais uma vez obrigado pelas informações, que diminuirão muito minha preocupação dr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Fábio,

      Se há o deslocamento do arco zigomático, normalmente é cirurgico, no entanto, deve-se observar alguns aspectos:

      - se a limitação de abertura bucal é pelo edema ou pela fratura
      - se o afundamento do arco está causando prejuízo estético
      - se o deslocamento é importante

      Tudo dependerá da avaliação clínica do bucomaxilo

      Excluir
    2. Olá uso próteses a mais de20 anos agora sinto aparecer Sta crescendo tipo um osso ou dente no maxicilar superior gostaria de uma orientaçao

      Excluir
    3. Bom dia amigo. Pode ser um dente retido ou uma exostose óssea. É necessário uma radiografia e consultar o seu dentista

      Excluir
  66. Bom dia Dr Fabiano. Já me ajudou bastante Seus esclarecimentos.
    Só gostaria que você pudesse dar sua hiposete diagnóstico, no caso sugestão.
    A 2 dia sofri uma pancada. Apresentando dificuldade para abrir a boca e comer algo ( Só pastosa).

    Fui a urgência e médico solicitou Tomografia Como.

    Fiz tomografia computadorizada e levarei amanhã para ele avaliar.

    A impressão diagnóstica TC:

    -Fratura do arco zigomático esquerdo, com desalinhhamento ósseo.

    -Conteúdo denso no seio maxilares, etmidais e frontal.

    Me encaminhou para o cirurgião bucomaxilo facial. Que está marcado para amanhã.

    Portanto só gostaria de saber que a tendência é o processo cirúrgico?

    Mais uma vez obrigado pelas informações, que diminuirão muito minha preocupação dr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio, precisaria avaliar se esse desalinhamento está influindo na abertura bucal, e neste caso seria procedimento cirurgico

      Excluir
  67. Bom dia doutor, vc poderia explicar um pouco sobre o polietileno poroso? Pois levei uma pancada bastante forte no osso zigomatico à uns 10 anos atras, ficou bastante inchado mas não foi feita cirurgia. Porém no local parece q houve um afundamento pois quando dou risAda ou sorrio aparece meio q um buraco na maçã do rosto e prejudicou um pouco a assimetria tbm. Gostaria de saber se esse é o tratamento adequado. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde David. O polietileno poroso de alta densidade é uma excelente alternativa nestes casos. É um material aloplástico não-reabsorbível, que não substitui um enxerto ósseo autógeno (sempre melhor), mas dentre os materiais disponíveis é o que melhor se adapta pois as porosidades do material permitem que vasos sanguineos e tecido conjuntivo "entrem para dentro" do material, facilitando sua fixação e integração, devolvendo um bom contorno ao tecido.

      Excluir
  68. qual é o valor de uma cirurgia aproximadamente do isso zigomatico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Paulo, nós não passamos valores pela internet e redes sociais, cada caso é único e não temos valor estipulado. É necessário uma avaliação detalhada

      Excluir
  69. Boa tarde doutor fiz a cirurgia faz 10 dias continua meio inchado seria bom fazer compressas geladas no local da maçã do meu rosto

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde doutor fiz a cirurgia faz 10 dias continua meio inchado seria bom fazer compressas geladas no local da maçã do meu rosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após 10 dias o gelo causa muito pouco efeito. Consulte seu cirurgião, ainda estás em período de cicatrização mas é bom confirmar

      Excluir
  71. Boa noite dr..

    Sofri uma cirugia com
    Bucomaxilar de pessima qualidade, onde quebrei osso zigomatico e fiquei com rosto afundado e com olhos caidos,
    E boca caida... gostaria de saber se existe alguma cirugia pra correção? Me afeta muito isso, faz 1 ano e meio apos a cirugia, fiz pelo governo hospital publico!

    ResponderExcluir
  72. Dr, fiquei com olho caido, boca torta, e rosto afundado pra baixo... me sinto muito mal...
    Fiz cirugia hospital publico dr...
    Gostaria de saber se existe cirugia pra reconstruir esses defeitos... meu olho ficou sem vida parece um robo, sabe!!
    E se existe cirugia pra reparar esses defeitos!
    Faz 2 anos quase apos a agressao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, veja bem. É prematuro julgar um processo cirúrgico apenas porque realizado em hospital público e/ou pelo SUS. Trabalhei durante muito tempo pelo SUS, e existem casos e casos. Não sabemos o grau de impactação/destruição óssea que você apresentava no momento do atendimento. Muitas vezes são necessários diversos procedimentos reparadores até atingirmos o que consideramos um resultado ideal. E respondendo seu questionamento de forma objetiva: sim, existem procedimentos para MELHORAR um resultado cirúrgico. Obrigado e siga nos prestigiando!

      Excluir
  73. Boa tarde, Dr., sou grata desde já, pela sua atenção em ler a minha mensagem. Venho por este meio, pedir que me esclareça o seguinte: meu irmão teve uma grande queda de bicicleta e tem um afundamento do osso zigomático. Vai ser operado, ainda não sabe se vão apenas colocar o osso no lugar, ou se terá que ser submetido a uma cirurgia mais complexa, para colocarem uma placa. A médica disse que provavelmente ele irá ficar sem sensibilidade numa parte da boca(lábios), e na maçã do roto. Isso é grave? Muito obrigado pela sua resposta. Cumprimentos. (Mari)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, obrigado pela participação. Na verdade a parestesia, que é o que voce se refere, é bastante comum nestes casos. Em raríssimos casos pode se tornar permanente, mas quase sempre reverte. A manipulação da inervação inerente ao procedimento é a responsável. Não é grave, é apenas uma perda de sensibilidade sem prejuízo motor algum.

      Excluir
  74. Boa tarde, Dr.Fabiano. Com muita gratidão, felicito-o pelo seu blogue. Fico mais descansada, com o seu esclarecimento. Desejo-lhe as maiores felicidades e as melhoras de todos os pacientes. Felicitações cordiais! (Marinella)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Marinella, obrigado e fique a vontade para participar sempre

      Excluir
  75. Bom dia Dr Fabiano! Fiz minha cirurgia de órbita e osso zigomatico faz 9 meses. Ainda tenho dormência nos dentes e no labio. Fraturei o lado direito do rosto. Hoje 9 meses depois amanheci com o lábio do lado direito e a boca por dentro inchada , o rosto inchado. Pode ter a ver com a cirurgia? A cirurgia foi pela pálpebra e pela parte interna da boca. Exatamente onde sinto o inchaço na boca. Obrigada aguardo sua resposta monica alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, o usual para a persistencia da parestesia é entre 6 meses a um ano, por vezes podendo se estender, portanto é normal. Quanto ao edema de lábio e boca, é preciso investigar, as vezes pode ser algum parafuso ou placa soltos.

      Excluir
  76. Bom dia Dr Fabiano! Fiz minha cirurgia de órbita e osso zigomatico faz 9 meses. Ainda tenho dormência nos dentes e no labio. Fraturei o lado direito do rosto. Hoje 9 meses depois amanheci com o lábio do lado direito e a boca por dentro inchada , o rosto inchado. Pode ter a ver com a cirurgia? A cirurgia foi pela pálpebra e pela parte interna da boca. Exatamente onde sinto o inchaço na boca. Obrigada aguardo sua resposta monica alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre consultar o seu cirurgião nas revisões onde serão detectados os possiveis problemas

      Excluir
  77. Obrigado Dr Fabiano. Vou entrar em contato com meu médico. Caso exista uma placa solta ou parafuso , tenho que fazer outra cirurgia?
    Obrigada pela atenção.
    Monica alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ordens Monica, caso se confirme, para remover é um processo bem simples, sob anestesia local

      Excluir
  78. Fiz a cirurgia no zigomático faz vinte dias e meu olho não fecha só quando forço um pouco isso é normal qual tempo de recuperação

    ResponderExcluir
  79. Fiz cirurgia do zigomático faz vinte dias meu olho está difícil pra movimentar isso é normal qual tempo de recuperação

    ResponderExcluir
  80. É preciso consultar com seu cirurgião pois pode haver algum aprisionamento muscular

    ResponderExcluir
  81. Bom dia doutor, foi agredido no rosto! Onde teve o fundamento o osso zigomático,foi feita a cirurgia exatamente igual a retratada aqui no blog, mas ja faz 35 dias e ainda não voltou minha sensibilidade na regiao lateral do labio e nariz a area da cirurgia que seria o nervo infra-orbitario!? Gostaria de saber se tem chances de não voltar mais e se devo tomar alguma medida?

    ResponderExcluir
  82. Doutor sofri uma agressão no rosto onde foi quebrado o osso zigomático, foi feita uma cirurgia igual a do post, com a colocação de placa de platina na região para correção.
    já se passaram 35 dias da cirurgia não fiquei com nenhuma sequela grave, mas minha sensibilidade não voltou ainda na região, onde sinto no lábio, parte esquerda da mandíbula e nariz, e também não consigo abrir a boca normalmente, gostaria de saber de devo tomar alguma medida para a sensibilidade voltar ou aguardar ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando a parestesia é completamente normal e pode levar de 6 meses a um ano para voltar ao normal, quanto à abertura da boca, há que verificar que tipo de fratura houve, pode ser ainda que a musculatura não esteja com a mobilidade suficiente

      Excluir
  83. Realizei a cirurgia no zigomático no final de 2016, as vezes dependendo do clima eu sinto pequenas dores na região, isso é normal?
    outra coisa estranha é que fui a praia nesse fim de semana, tive bastante contato com a água salgada, e agora estou sentindo meu rosto um pouco mais inchado que o normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na região operada é normal que a sensibilidade seja alterada, a água salgada nada tem a ver com o processo

      Excluir
  84. Dr Fabiano,eu também fiz essa cirurgia mas fazem 10 meses e observo também que com as mudanças de tempo, ou se esta muito calor, meu rosto incha um pouco e fico um pouco mais dormente q o normal. Porque ainda tenho dormência nessa parte do rosto. Quero também fazer uma pergunta, eu voltei a fumar, tem algum problema?
    Obrigada
    Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As placas e parafusos instalados muitas vezes podem reagir com umidade ou agir como corpo estranho embora não seja indicada sua remoção a menos que não estejam cumprindo sua função. A dormência é devido à lesão neuronal que acontece na região anatomica correspondente e tende a ir melhorando com o tempo

      Excluir
  85. Boa noite Dr.Tive um acidente há 1 ano e 3 meses, tive várias fraturas nos ossos em volta da órbita com afundamento.Fiz a cirurgia pelo "sus" com placa de titânio e cimento cirurgico, já fez 9 meses,mas continuo com o olho fundo e pequeno, perdi muita pele também na pálpebra. A pergunta é: Posso fazer outra cirurgia, para trazer o olho mais pra frente? Para obter melhor resultado,sei que sem exames fica difícil de responder. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Valeria, pelo seu relato, parece ter havido uma fratura complexo do tipo naso-orbito-etmoidal que portanto não envolve somente os ossos orbitários, mas sim causa um "alargamento" e aumento de volume na cavidade orbitária, levando a esta situação de "olho fundo" (enoftalmia). São fratura muito dificeis de serem tratadas, especialmente se já operada. Mas sim, tem solução cirurgica, geralmente envolvendo um estudo prévio aprofundado com prototipagem e placas pré-moldadas, além de telas de titânio para reconstruir as paredes orbitárias. Finalizando, existem muitos serviços de excelencia pelo SUS, não quer dizer que houve algo errado se foi pelo SUS

      Excluir
  86. olá, com quanto tempo precisa trocar essas placas fixadas no rosto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, as micro e mini placas de titanio não são removidas, com exceção de raros casos

      Excluir
  87. Doutor vou fazer uma operação do malar por conta de acidente.
    Meu medico me informou que iria fazer 3 cortes 1 acima do olho 1 abaixo do olho e um dentro da boca porque estou com limitação pra abri a boca .queria saber em média quanto tempo irei pegar de atestado e com quanto tempo apos a operação eu volto a mastigar. Me chamo valdi. Trabalho viajando terei de ir pra casa pra me recuperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Valdi, em média o tempo de recuperação é em torno de 15 dias, mas pode se estender dependendo do procedimento realizado. Esta pergunta deve ser feita ao cirurgião que vai lhe operar

      Excluir
  88. Olá, eu sofri um acidente esportivo no rosto e que ocasionou o afundamento (fratura na Malar). Fiz o procedimento de com anestesia local e foi e puxado com algo parecido com uma espátula...
    Eu gostaria de fazer a cirurgia com a colocação das placas!
    Isso ainda é possível?

    ResponderExcluir
  89. Ola, eu sofri um acidente esportivo que ocasionou o afundamento na face e fratura na malar, eu passei por um procedimento com anestesia local e algo tipo puxando o osso pro local...
    O sucesso da cirurgia foi notável, mas algo ainda me incomoda !
    Eu ainda posso fazer a cirurgia com placas?
    E quantos dias depois do acidente posso fazer a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Pablo, normalmente as fraturas consolidam em 45 ou 60 dias, um novo procedimento idealmente deveria ser realizado neste prazo. Mas tudo depende do caso, não é uma regra

      Excluir
    2. Eu posso fazer a cirurgia com placas?
      Pq o resultado foi bom, mas eu ainda acho que com as placas a parte da sutura que ta com um afundamento pode melhorar e a parte da frente da malar que ta com uma ponta estranha no osso !

      Excluir
    3. existe ricos?
      Se ficar desse jeito, vc acha que posso ter problemas futuramente?

      Excluir
  90. Pode sim, dependendo do custo-beneficio. Nada impede de novo procedimento, desde que justifique uma melhora

    ResponderExcluir
  91. Amigo, na verdade em qualquer procedimento, cirurgico ou não, existem riscos sim. Fica muito dificil dar opinião especializada apenas por um relato, sem um exame apurado do paciente. Por isso sua ultima pergunta, se haverá problemas futuramente, somente com um exame para verificar a situação atual!

    ResponderExcluir
  92. É possível perder visão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe esta possibilidade

      Excluir
    2. Poderia me informar quanto custa as placas ?
      Pfvr...

      Excluir
    3. Quanto tempo posso esperara pra fazer a cirurgia?

      Excluir
    4. Para uma fratura de órbita, na mesma semana seria o ideal, mas tudo depende

      Excluir
    5. Sofri a fratura ta com uns 7 meses, mas fiz um procedimento que deu projeção do lado do rosto, mas na frente não...
      Sinto um o oso fora do lugar...
      Fratura no complexo maxilar.
      Posso esperar quanto tempo?

      Excluir
    6. Nesse caso é muito tempo, amigo, o osso já está consolidado e seria necessário provavlemnte refratura. Consulte o cirurgião que lhe operou

      Excluir
    7. O custo das placas varia muito. Depende do sistema, da marca, do convenio, da pareceria com o hospital

      Excluir
  93. Olá! Meu padrasto sofreu um acidente e acho que vai ser preciso fazer a cirurgia. Queria muito saber quanto custa uma cirurgia dessa? Ou mais ou menos...
    Por favor, se você puder me responder sou muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gley. Aqui no blog, infelizmente não tratamos de valor de procedimento. Cada caso é especial e deve ser avaliado pelo seu cirurgião baseado em critérios clínicos específicos.

      Excluir
  94. Boa noite Fabiano. Amanhã vou fazer uma cirurgia no zigomático porque tô com afundamento e o maxilar não está abrindo normal. Menos dá metade. Queria saber em média quanto tempo pra volta a mastigar. Sem ser preciso bater tudo no liquidificador.se posso caminha moro na orlar.o médico me informou que vai corta assima do olho a baixo do olho e dentro da boca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De 15 a 30 dias, depende do grau do afundamento, do tipo, tauma e placas usadas na cirurgia

      Excluir
    2. Fabiano ontem fui fazer a cirurgia o médico não opitol por coloca placas já estava com 23 dias. Ele cortou um pouco e puxo o osso .pegou apenas 1 ponto externo. Mais como ainda tá inchado não notei se o maxilar abriu. Ta inchado. Quando melhora eu vendi a informa como estou.

      Excluir
    3. No meu caso ele optou por não usa placas. Ele apenas abriu um ponto e pichou o osso pro local. Já faz 8 dias mais ainda não consegui abri a boca 😭

      Excluir
  95. Essa cirurgia no zigomatico deixa cicatriz muito visivel

    ResponderExcluir
  96. Olá fiz a mesma cirurgia faz uns 4 anos , hoje amanheceu inchado o lado do meu rosto , oq pode ser ?

    ResponderExcluir
  97. Doutor tem um mes que fiz a cirurgia do osso zigomatico e estou com uma simetria em cima do arco zigomatico .isso vai sumir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que os tecidos moles mimetizem a normalidade da região com o tempo sim

      Excluir
    2. Doutor bom dia operei o osso da fece botei placas de titanio emcima do olhor e embaixo do olho e uma emcima da maçã em l mais lá minha lateral emcima do meu arco zigomatico esta bem assimetrico meu arco zigomatico que da uma diferença grande .ja tem 2 messes e 5 dias e na desincha .isso vai desenha doutor

      Excluir
  98. Meu marido fez uma operacao quinta frira sexta frira teve alta mais o rosto dele tá muito enchado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito recente. Mas procure o cirrugião para uma reavaliação

      Excluir
  99. Bom noite Doutor! Primeiramente parabéns pelo excelente trabalho e dedicação com aqueles que sofrem de dúvidas...Minha irmã foi atingida por um côco na face e teve 03 fraturas e o médico seu 02 opções de cirurgia...a primeira ele consegue colocar parafuso em todas as fraturas, porém ele fala que ela pode ter problema com o olho e deverá fazer fisioterapia pra acertar, além de demorar mais de 4 horas de cirurgia ...a outra opção ele deixaria de colocar parafuso em alguns ossos, mas diz não ter problema estético e demoraria em média 2 horas...porém disse que a decisão é dela...o senhor pode me ajudar com alguma orientação? Estamos preocupados...além da violência que ela sofreu por um indivíduo no trânsito ainda tá sofrendo com essa dúvida ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, depende muito do tipo de fratura, principalmente o osso e alocalização envolvidos. Há casos em que realmente não é necessário a fixação da fratura

      Excluir

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: