Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Fratura de Mandíbula por Arma de Fogo

Outro caso operado na semana passada.

O paciente foi alvejado acocado, na nuca. Felizmente, o projetil desviou de estruturas vitais e acidentes anatômicos, chocando na altura do ângulo mandibular esquerdo, fraturando este osso bilateralmente.

Vejam que imagens maravilhosas, captadas pela nova tomografia 3D da Santa Casa de Uruguaiana, e também por um aparelho de radiografia digital.

Radiografia digital, P.A., mostrando a fratura angular


Tele radiografia de perfil, mostrando os dois traços de fratura


Sequencia de tomadas em 3D

Sequencia de tomadas em 3D

Sequencia de tomadas em 3D

Sequencia de tomadas em 3D

Sequencia de tomadas em 3D

Optamos por incisão intrabucal no lado menos afetado e fixação por placa única de titânio com 4 parafusos, por haver muito pouco deslocamento.


Sutura da incisão, aproveitando o orifício de saída do projetil

No lado esquerdo, mais afetado, optamos por incisão externa, aproveitando e extendendo o orifício de saída do projétil, para fixar a fratura com duas mini-placas de titânio 2.0 e 10 parafusos monocorticais de titânio.


Placa única na fratura do lado direito

Lado direito

Reconstrução 3D das placas no lado esquerdo

7 comentários:

  1. Excelente trabalho parabens pelas fotos e documentação

    ResponderExcluir
  2. Dr a 2 anos sofri uma agressal fui operado hospital publico,
    Pessima cirugia , pessimo tratamento...
    Fiquei olho caido, maça afundada, e a boca torta... estou mega mal com isso e me encomoda muito, gostaria de saber se existe alguma cirugia para arrumar ou concertar esses defeitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vinicus, tratamento de cfratura é extremamente complexo, as vezes precisando de varioas tempos cirurgicos. Não é porque foi no publico que teria um tratamento diferenciado

      Excluir
  3. Eu sou Roberto géziga de oliveira santos e tem 9 anos q sofri o PAF e por causa disso tenho softsof muito e preciso de ajuda por favor cirurgião máquicila Bucomaxilofacial por causa disso eu sofro convulsões,prob problema na audição esquerda sou de Brasília DF poa favor m ajuda por favor cirurgiões.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Roberto géziga de oliveira santos e tem 9 anos q sofri o PAF e por causa disso tenho softsof muito e preciso de ajuda por favor cirurgião máquicila Bucomaxilofacial por causa disso eu sofro convulsões,prob problema na audição esquerda sou de Brasília DF poa favor m ajuda por favor cirurgiões.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou Roberto géziga de oliveira santos e tem 9 anos q sofri o PAF e por causa disso tenho softsof muito e preciso de ajuda por favor cirurgião máquicila Bucomaxilofacial por causa disso eu sofro convulsões,prob problema na audição esquerda sou de Brasília DF poa favor m ajuda por favor cirurgiões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce deve procurar o serviço publico de Brasilia. Existem excelentes cirurgiões por aí

      Excluir

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: