Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

O Osso Zigomático e Traumatismos Associados

Detalhamos a seguir nosso artigo publicado no ABC da saúde: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?797&-zigoma-fratura-de-orbita

O osso zigomático, ou osso malar, é um dos sete ossos que constituem a cavidade orbitária, tendo papel importante no desenho da face, por participar da proeminência conhecida como "maçã do rosto".

O osso zigomático está intimamente ligado à vários outros ossos e acidentes anatômicos que fazem parte do esqueleto facial, como o osso temporal e o seio maxilar. Por estar proeminente em relação aos outros ossos da face, constantemente está envolvido em traumatismos diretos da face. É um osso de anatomia complexa e de difícil reparação cirúrgica.


Ossos constituintes da cavidade orbitária

Os sinais clássicos da fratura do osso zigomático são similares aos de qualquer fratura orbitária: edema (inchaço), hematoma, equimose subconjuntival (hemorragia ocular), parestesia (alteração na sensibilidade) e diplopia (visão dupla). Os sinais específicos ao osso zigomático são o afundamento da maçã do rosto, limitação da abertura bucal e crepitação à palpação.

O diagnóstico é essencialmente clínico, levando-se em consideração a força, a velocidade e a direção do trauma.

Fratura do osso zigomático com assoalho orbitário associado


 Deve-se lançar mão de exames por imagem como radiografias de seios da face e tomografia computadorizada. Importante ressaltar que a avaliação oftalmológica é necessária sempre que exista a possibilidade de lesão aos globos oculares.


TC de face evidenciando fratura do osso zigomático esquerdo

Dependendo do nível de deslocamento do osso ou do grau de comprometimento funcional, o cirurgião bucomaxilofacial decide a necessidade ou não de tratamento cirúrgico. O tratamento baseia-se na fixação das fraturas através de placas e parafusos de titânio, por incisões seguindo as linhas de expressão e que não deixam cicatrizes aparentes.

Reconstrução da órbita com tela e parafuso de titânio

30 comentários:

  1. Bibiana castro22 maio, 2011

    Oiii Fabianoo, adorei o blog, já virei seguidora...Lembrei das aulas de cavidade orbitária.Adorei esse post, achei muito interessante.
    Realmente, a odonto é uma faculdade sem igual..
    estou amando a cada dia e a certeza de que sempre foi isso que eu quis, só aumenta :D
    sucesso..beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Bibiana, obrigado, siga sempre conosco aqui no blog...lembre-se que é apenas o começo, ainda aprenderás muitas coisas interesantes...quando estiveres em Uruguaiana e quiseres acompanhar alguma cirurgia, me procura!

    ResponderExcluir
  3. Bibiana Castro23 maio, 2011

    Continuarei seguindo.É verdade,recém é o começo...claro que vou querer :D
    muito obrigado por oferecer..

    ResponderExcluir
  4. eu fraturei um osso do meu rosto mais nao sinto dor meu rosto volto normal mais toh com visao dupla teria que passa por serurgia?

    ResponderExcluir
  5. Olá Elisson. Você passou por reconstituição cirúrgica? Recomendo consultar o seu cirurgião para verificar a indicação de cirurgia ou não. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fabiano, tenho o osso do rosto muito grande, e isso incomoda de certa forma, nao fisicamente, mais psicológicamente, não gosto dele grande, tem alguma forma de diminuir?
    Obg

    ResponderExcluir
  7. Olá. Dificilmente uma cirurgia deste porte é indicada apenas para correção estética. Existem outras técnicas de reconstrução/preenchimento de tecidos moles que seriam mais adequada para este caso. Sugiro consultar um cirurgião plástico.

    ResponderExcluir
  8. Olá Fabiano. Tenho um amigo meu que sofreu de uma grande agressão fisica ficando assim, com o osso zigomático destruído o que fez com que a maça do rosto fica-se para dentro. Os médicos dizem que ele vai ter que ser operado e vão tentar puxar o osso para fora para voltar a ficar direito o problema é que ele corre o risco do osso voltar a ir para dentro. Dizem que poderiam fazer uma operação de placas e parafusos de titânio também mas que não o fazem porque poderia afectar a sua visão e deixar uma cicatriz enorme, não existe outra solução para que se a operação correr mal ele poder voltar a ter as duas maças do rosto iguais sem afectar a sua visão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se você acompanha o blog, verá que não costumo dar opiniões cirúrgicas sem examinar o paciente. Recomendo consultar o cirurgião. Obrigado.

      Excluir
    2. Olá Dr. gostaria de saber, se existe alguma cirurgia plástica, para diminuir o osso zigomático, no caso diminuiria as ''maças do rosto''. Aguardo sua resposta desde já muito agradecido.

      Excluir
    3. Olá amigo. O cirurgião bucomaxilofacial não atua na área de cirurgia plástica, e sim reparadora, por isso o profissional mais indicado para responder a sua pergunta é o médico cirurgião plástico. Por outro lado, se houver problemas funcionais, como excesso de maxila, a proeminência do osso zigomático poderá ser melhorada com uma cirurgia ortognática de recuo maxilar.

      Excluir
  9. Dr, fiz a retirada desse osso devido ter sido atingido por um tumor malígno e agora estou com um buraco na face. Qual o procedimento mais indicado pra preenchimento do local????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Voce deve procurar o cirurgião que lhe operou, para combinar a melhor forma de reposição anatômica, dependendo da extensão da perda. Hoje temos diversos meios de reconstrução, seja por enxertos, implantes metálicos ou próteses de polietileno poroso, que reconstroem forma e função.

      Excluir
    2. Você retirou o osso zigomático?

      Excluir
    3. Em alguns casos, especialmente em tumores malignos ósseos, temos indicação da remoção do tecido afetado. Mas são raríssimos casos.

      Excluir
  10. Dr. Fabiano, é possível tirar parte do isso zigomático ou efetuar algum procedimento, que diminua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não tenho esse conhecimento. Existem algumas técnicas, já em desuso, que realizava a "plastia" do osso, reduzindo superficialmente em tamanho. Hoje em dia, a indicação é de reposicionamento ósseo. Raríssimos casos, como em tumores malignos, é indicada a remoção parcial ou total do osso, seguida de reposição protética.

      Excluir
  11. Dr. Qual especialista eu recorro p/ realizar a ''plastia'' ou reposicionamento ósseo? Meu rosto irá ficar fino?
    Almejo tanto isso, infelizmente tenho baixo-estima, dentro do possível,quero tentar ao máximo diminuir o Zigomático, recuperar minha auto-estima. Venho agradecer mais uma vez, pelas respostas,acompanho frequentemente sua página, és um ótimo profissional, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez eu recomendo a consultar um bucofacial para ver a melhor conduta! Sem avaliar o paciente fica difícil tecer alguma sugestão, ok? Cada caso é um caso, para fins somente estéticos o melhor seria cirurgia plástica, caso contrário, apenas para reposicionamento ósseo, o profissional é o buco. O primeiro passo é consultar! Siga acompanhando o blog e obrigado!

      Excluir
  12. Dr. Por favor. Oq é hiperplasia? Foi o resultado da minha tomografia da face. Fiz por causa de uma proeminencia adquirada do nada no osso zigomatico. E o resultado foi esse hiperplasia.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Hiperplasia é um termo muito genérico, que significa aumento desordenado de células em um tecido, causando geralmente um aumento de volume. Sem os exames de diagnóstico e um apurado exame físico, fica impossível dar um diagnóstico.

      Excluir
  13. Olá Doutor, Estou com uma displasia no osso zigomático, do nada o osso começou a crescer, os médicos falam que não se sabe o motivo do crescimento, preciso operar e fazer uma biopsia, o medico disse que vai ser feito por dentro da boca e pra ficar melhor ainda o resultado ele vai fazer um corte ao lado da orelha tb, a minha duvida é, corro o risco de ficar com paralisia no rosto? e caso fique é normal após esse procedimento ? se ele não fazer por dentro da boca apenas por fora como esta nessa foto sua tb corro risco de uma paralisia ? Obrigada Dr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O essencial no seu caso realmente é a biopsia e exame histopatológico para definir o problema e somente assim definir o tratamento. Mas respondendo sua pergunta, dependendo do acesso (esse próximo a orelha), pode sim haver manipulação da inervação, mas isso é muito raro e com certeza quem o fará estará fazendo com conhecimento. Lembrando que qualquer procedimento cirurgico tem o seu grau de possíveis complicações, já que a medicina e a odontologia não são ciencias exatas,

      Excluir
    2. Olá, sou aqui de Fortaleza ceará
      Eu sofri dois golpes nos meus dois ossos zigomáticos e eles se deslocaram de dentro para fora , quero saber o valor da cirurgia para diminuiria os ossos e voltar ao normal

      Excluir
    3. Olá, nós não passamos valores sem examinar o paciente

      Excluir
  14. Olá Doutor,meus dois ossos zigomaticos cresceram demais,eu queria saber sobre a técnica de raspagem,quais são os riscos e o preço da cirurgia? Obrigada Dr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel. Este procedimento é indicado em casos raríssimos. Há outras formas de compensar assimetrias. Recomendo consultar com bucomaxilo para avaliar a indicação e real necessidade. Não fornecemos valor de procedimento sem uma avaliação completa

      Excluir
  15. Olá Doutor,os meus ossos zigomaticos cresceram demais,eu queria saber sobre a técnica da raspagem,os riscos e o preço.Obrigado Dr

    ResponderExcluir
  16. Fiz cirurgia de displasia zigomatico o osso direito cresceu demais pq ocorre esse crescimento pois nenhum médico mesmo os meus que me operaram não souberam dizer fiz a cirurgia abaixo do olho e por dentro da gengiva fiquei com mto excesso de músculos e vou ter que fazer cirurgia plástica.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelas informações sobre preenchimento zigomático

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: