Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Tratamento Estético Pós-Traumático

Conforme o prometido, relataremos a conclusão do tratamento estético em dente traumatizado, deste post: http://britesbucofacial.blogspot.com/2011/04/traumatismos-alveolo-dentarios.html

Todos sabem que não é a minha especialidade, então tivemos a importante colaboração do Dr. Ricardo Pimentel: http://esteticaeodontopediatria.blogspot.com/

Conforme sabemos, o traumatismo dento-alveolar, isto é, as fraturas dentárias ou dos ossos de sustentação dos dentes, especialmente quando há envolvimento do nervo dentário, exigindo tratamento de canal, tornam o prognóstico do clareamento muito pior. Isto porque o extravasamento sanguineo durante o trauma (hemorragia interna), ao penetrar nos canalículos da dentina, provoca um escurecimento precoce de toda a coroa dentária. Algumas vezes se faz necessário, associado ao clareamento externo, um clareamento interno do dente envolvido para se conseguir uma cor uniforme.

Conforme podemos comparar nas radiografias logo após a colagem do fragmento fraturado, e após o tratamento de canal, não houveram reabsorções ou quaisquer outros problemas relacionados ao trauma dentro dos três anos de acompanhamento. Observou-se escurecimento quase imperceptível na região cervical (próxima à gengiva) daquele dente.

Radiografia após a colagem


Radiografia com o canal tratado, após 3 anos

Optou-se então por clareamento em consultório, mas também poderia ter sido usado clareamento caseiro, com moldeiras. O sistema usado (que obviamente não citaremos a marca), utiliza luz e calor para a ativação do gel clareador e a consequente liberação de moléculas de oxigênio, que é o que efetivamente "branqueia" o dente. Na maioria dos sistemas, incluindo clareamento a laser,  a ativação se dá pelo calor, e não pela luz. No sistema usado, desde que seguido o protocolo, que inclui isolamento das gengivas e dos lábios e o uso do gel do próprio sistema, obtemos um clareamento mais rápido e uniforme, em razão da ativação por luz e também pelo calor. Observa-se, como em todo clareamento, uma sensibibilidade dentinária alguns dias após as aplicações.

Após quatro sessões de 15 minutos, com intervalo de uma semana, obtivemos este resultado:

Clareamento realizado


Detalhe da linha de fratura

Compare o antes e o depois:

Antes


Depois


Se formos muito críticos, poderíamos perceber a pequena diferença de coloração na cervical (região próxima à gengiva) do dente fraturado, como anteriormente citado:

Após o clareamento. Observe a região cervical

Porém, como o paciente possui a chamada "linha de sorriso baixa", isto é, mostra pouco tecido dentário ao sorrir, optamos pela não realização do claremento interno. Com a pele um pouco mais morena, não é aconselhável clarear em muitos tons, para evitar um efeito artificial. Desta forma, obtivemos um clareamento uniforme e natural:

Linha de sorriso baixa

Por último, a ameloplastia. A ameloplastia é um desgaste/polimento, no esmalte dentário com o objetivo de corrigir pequenas inperfeições. Note que o elemento fraturado possui inclinação vestibular, isto é, para fora, razão pelo qual foi o único elemento a sofrer a fratura durante o trauma:


Inclinação vestibular do dente fraturado

Ameloplastia

Com a ameloplastia, regularizamos as imperfeições e tornamos o efeito estético, para quem enxerga, de que não existe esta inclinação. Veja o resultado:

Tratamento finalizado

Ficamos bastante satisfeitos com o resultado final, e convictos de que o tratamento estético por clareamento em dentes traumatizados, desde que seguidos os devidos princípios, é alternativa totalmente segura e previsível.

Finalmente, atingimos a marca de mais de 2 mil acessos em menos de 3 meses. Estamos muito orgulhosos! Obrigado e até a próxima!

0 comentários:

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: