Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Resultados da Campanha de Prevenção do Câncer Bucal 2011

76 pacientes sem sinais ou sintomas (média de 46 anos)                          
                49 mulheres
§  10 fumantes ou ex-fumantes   (20,4%)
§  39 não-fumantes                      (79,6%)
                27 homens
§  13 fumantes ou ex-fumantes   (48,1%)
§  14 não-fumantes                      (51,9%)
18 pacientes com sinais e sintomas para exame histopatológico (média de 52 anos)                  
                13 mulheres
§  5 fumantes ou ex-fumantes     (38,4%)
§  8 não-fumantes                        (61,6%)
                5 homens
§  3 fumantes ou ex-fumantes     (60%)
§  2 não-fumantes                        (40%)





TOTAL:
94 pacientes (média de 47,1 anos)
                62 mulheres   (66%)
§  15 fumantes ou ex-fumantes   (24,2%)
§  47 não-fumantes                      (75,8%)
                32 homens     (34%)
§  16 fumantes ou ex-fumantes   (50%)
§  16 não-fumantes                      (50%)


CONCLUSÕES:
O tabaco continua sendo o fator primordial para o aparecimento de lesões bucais, sejam elas malignas ou não.
O sexo feminino atenta em maior intensidade para a prevenção, comparecendo às consultas muitas vezes apenas para tirar dúvidas. Ao contrário, os homens tendem a procurar ajuda somente com a lesão estabelecida. É possível que por este motivo se observe uma menor percentagem de mulheres fumantes na amostra, a despeito do seu maior envolvimento na campanha.
O público alvo a ser buscado nas próximas campanhas, como vem sendo demonstrado nos últimos quatro anos, continua sendo homens, fumantes e acima dos 50 anos.
Além do fumo, fatores como alcoolismo crônico (destilados), chimarrão com água em temperatura alta e exposição frequente ao sol sem protetor solar parecem também ter envolvimento no aparecimento das lesões.
Os vídeos veiculados na mídia durante a campanha (RBS NOTICIAS E JORNAL DO ALMOÇO):


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