Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Cirurgia Ortognática - revisão 50 dias

Caso com 50 dias de evolução, mostrado aqui. Considerando que o resultado final de uma cirurgia ortognática pode ser constatado a partir dos seis meses de evolução, pensamos que este caso está evoluindo de uma maneira bastante satisfatória e rápida.

A paciente apresenta-se excepcionalmente bem, sem dores, com muito pouca parestesia residual (sensação de anestesia verificada por um tempo que varia de poucos meses até um ano) e com execelente abertura bucal, com acompanhamento fisioterápico e fonoterapia.

Juntamente com a evidente melhora estética, estamos verificando a melhora na nutrição (através de uma mastigação mais eficiente), na respiração (pelo aumento do espaço retrofaringeo, conseguido pelo avanço da maxila), na fonação e na auto-estima, obviamente nas alturas! Nas palavras da paciente, "está comendo até pedra"!

Resultado extremamente gratificante quando o paciente sente-se seguro e satisfeito.

Oclusão pré e pós-operatória
O perfil adequado ao formato do rosto, harmonioso no conjunto da face, foi conseguido sem o recuo de mento (queixo). Avançou-se a maxila, mais anterior do que posteriormente, de maneira que no recuo da mandíbula se conseguisse um giro que mascarou a projeção acentuada do queixo.


Observe a maior exposição dos lábios, a projeção das maçãs do rosto, a suavização das rugas, o equilíbrio na proporção dos terços superior, médio e inferior da face, e o posicionamento mais adequado do nariz e do mento (queixo) em relação ao restante do rosto.
Observe o pequeno edema residual no lado direito de quem vê a foto - resultado excelente para 50 dias


 A assimetria da face foi corrigida com o acerto das linhas médias dentária e verdadeira (observe que o queixo não está mais desviado).

Excelente abertura de boca - note a exposição dos incisivos superiores (que não apareciam antes da cirurgia)


17 comentários:

  1. Mt legal! Bj. Adri

    ResponderExcluir
  2. Está muito assimetrico, está com desvio de linha media.
    Muito visível.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo anônimo, obrigado pelas críticas, aceitamos todas de bom grado, desde que seja identificada, já que sempre opiniões diversas nos faz crescer como profissionais. O caro amigo anônimo deve ser o mesmo que não conseguia achar a sequencia deste caso, correto? Se você é cirurgião (e é o que parece), sabe que o objetivo principal de um procedimento cirúrgico de tal porte como o de uma cirurgia ortognática não é o de acertar 100% a linha média, conforme já explicamos em outros posts. O conjunto da obra, como um todo, foi resolver o problema de classe III da paciente, juntamente com seus problemas respiratórios, de ATM, mastigação e auto-estima, no que estamos (eu e ela), plenamente satisfeitos. De toda forma, obrigado por prestigiar o blog e ajudar-nos a atingir o numero de 58 mil acessos!

    ResponderExcluir
  4. FANTASTICO O RESULTADO E A RESPOSTA

    PARABÉNS

    ROBERTO DA COSTA
    BUCO-MAXILO E ORTODONTISTA
    CLÍNICA DA COSTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado colega. Como cirurgião, voce sabe das dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia e a importancia de um plano de tratamento e planejamento cirurgicos, onde buscamos, dentro de nossas possibilidades, a melhor resposta. Obrigado por nos prestigiar.

      Excluir
    2. Oi valor desta correção

      Excluir
    3. Olá, não há valor fixo, depende de cada caso

      Excluir
  5. Boa Noite,
    Gostaria de saber quais valores são considerados satisfatórios para abertura de boca, protusão e lateralidade em um paciente submetido a este tipo de cirurgia?
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não costumo predictar estes tipos de resultado, já que cada paciente reage de uma forma diferente ao tratamento. O que se considera é que o paciente deva manter ao menos os mesmos valores observados antes da cirurgia. Em outros casos, quando há limitação de abertura, por exemplo, é esperado, por técnicas de manipulação da articulação temporomandibular, que o paciente melhore estes valores.

      Excluir
  6. Simplesmente parabéns, ótimo ver um cirurgião fazendo seu trabalho tão bem feito e com tanto carinho, isto me deixa motivada para que um dia chegue neste nível independente da profissão.

    ResponderExcluir
  7. olá. Eu tenho quer fazer essa cirugia mais não tenho condiçoes d pagar, posso conseguir pelo sus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. As universidades e cursos de pós-graduação oferecem a cirurgia via SUS, através dos alunos residentes. Mas hoje em dia, tranquilamente consegue-se trabalhar com planos de saúde, o que reduz drasticamente o custo ao paciente.

      Excluir
  8. Adorei esse post, já que eu também farei este procedimento. Nasci com lábio leporino e tenho uma cirurgia ortognática para fazer brevemente, e fico satisfeito em ver o antes e depois dessa paciente. Me sinto cada vez mais motivado em fazer! Parabéns à equipe de cirurgia!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por acompanhar o blog. Procure na caixa de pesquisa acima à direita pela palavra chave ortognatica que encontrará outros planejamentos e execuções. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. oi doutor eu tenho o queixo pra dentro sabe meu dentes são pequenos, quase não da pra ver... minha mordida a parte de paixo cobre todinha...qual cirurgia o senhor me indicaria? me ajuda...

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: