Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Manejo do Paciente Especial em Consultório sob Sedação

A sedação na odontologia há muito é difundida nos Estados Unidos, com o uso do gás hilariante (óxido nitroso). No Brasil, recentemente, cursos de capacitação foram propostos de maneira a permitir ao cirurgião dentista o seu uso.

O assunto é controverso. No meu ponto de vista, penso que a sedação de um paciente deva ser acompanhada por um médico anestesista. Devemos respeitar os limites da profissão, tanto ética como tecnicamente, assim como devemos exigir que respeitem as nossas atribuições (atuação do bucomaxilo), além do que é simplesmente impossível trabalharmos no paciente ao mesmo tempo em que controlamos a sua sedação.

Os casos a terem indicação para sedação devem ser muito bem selecionados. Em alguns momentos, a melhor indicação é a internação hospitalar e anestesia geral. Alguns casos mais simples, preferimos a sedação endovenosa em consultório, acompanhada por médico anestesista, para evitar ao paciente (já prejudicado pela sua condição) o stress inevitável do hospital.

No caso à seguir, contamos com a ajuda da competente colega Nice Guidolim, especialista em pacientes especiais e já mais do que acostumada às difíceis lides da especialidade. A competente ajuda do médico anestesista Rafael Dornelles, controlando os sinais vitais do paciente, administrando a sedação endovenosa e os medicamentos pós-operatórios também foi de grande valia.

É importante uma sala cirúrgica adequada e uma ASB bem treinada

A administração da sedação deve ser acompanhada por médico anestesista

A sedação endovenosa proporciona controle da dor, sonolência e tranquilidade ao paciente

Extremamente importante contarmos com balão de oxigênio e material de primeiros socorros

O paciente permanece calmo, deixa-se trabalhar e não sente nenhuma dor

0 comentários:

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: