Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Abscesso Odontogênico - de Novo!

Gosto muito deste assunto - infecções fasciais (sim,com S, pois se desenvolvem entre as camadas de fáscias existente na cabeça e pescoço) - por ser prática diária nos depararmos com este tipo de comprometimento, quando mais trabalhando apenas com cirurgia.Quem acompanha o blog já leu posts a respeito AQUI e AQUI.
Também acho que trabalhar bastante não é impeditivo de nos mantermos informados sobre tudo que nos rodeia, a fim de melhorarmos o relacionamento com o paciente e mantermos a mente sempre em atividade (sou um voraz leitor).

É por isto que no canal de comunicação que se tornou este blog, frequente crio posts abordando matérias (muitas vezes tendenciosas, outras a mais pura verdade) sobre a odontologia em geral, citações na imprensa, matérias jornalisticas.

Esta semana surgiu a notícia de uma condenação de uma dentista de Maringá, pelo óbito de um paciente em decorrência de uma extração dentária, que evoluiu para um abscesso, que não tratado seguiu com seu curso natural como uma bola de neve, levando à septcemia (infecção generalizada) em múltiplos órgãos com o consequente óbito. Novamente, bato na tecla: embora a odontologia tenha decaído em status nos últimos anos, ninguém pode ignorar o fato de que a boca e órgãos anexos (músculo, ossos, dentes, inervação, circulação linfática e sanguinea, glândulas e estruturas adjacentes da cabeça e pescoço) fazem parte de um complexo conjunto chamado corpo humano, estando à ele interligado!!! Reforço que a saúde não começa pela boca! Ao contrário, a boca faz parte da saúde como um todo. Por isso, muito cuidado ao julgar um cirurgião-dentista por ter cuidados demasiados ao decidir por remover "só um dentinho"!!!

Dito isto, peço atenção de todos, em relação às manifestações da classe odontológica em todo o Brasil, especialmente em Porto Alegre, contra o verdadeiro cartel formado por uma empresa ao reunir vários planos odontológicos e oferecer pouca ou nenhuma condição de trabalho e remuneração ao cirurgião-dentista, que se tornou mero trabalhador braçal, sem o devido reconhecimento que implica ao se ter a responsabilidade moral, ética e científica ao  realizar a extração de um "simples dentinho'!

Será que um procedimento odontológico vale a bagatela de menos de R$ 10,00 com a responsabilidade que se tem por trás de tudo isso? Pense nos anos de estudos. Na qualificação profissional. No custo dos materiais. Na estrutura de um consultório. Na folha de pagamento. Remova a parcela de imposto de renda e veja o que sobrará? Pense bem antes de embarcar em falsas promessas de avaliações gratuitas ou de planos odontológicos de brinde.

Para exemplificar, assista o video abaixo sobre as causas de um abscesso de origem dentária, tire suas conclusões:


Em tradução livre: Um abscesso odontogênico é a coleção de pus na profundidade dos tecidos dentários ou das gengivas, resultado de uma infecção bacteriana. Como isso ocorre? Seu dente é recoberto por um tecido duro e esbranquiçado, o esmalte, que protege o dente como em uma camada, e que recobre outro tecido, mais amarelado e menos endurecido: a dentina. No centro do dente, está a polpa (nervo), onde os vasos sanguineos e nervos são achados. O dente é fortemente ligado ao osso por tecido mole, o ligamento periodontal. Bactérias são achadas na placa bacteriana, e se alimentam de restos alimentares e saliva. As bactérias produzem ácido, que fazem cavitações no esmalte, e eventualmente chegam ao centro do dente. As bactérias invadem este espaço, e destroem a polpa dentária. Células brancas (de defesa) invadem a área, e o pus se forma, produzindo o ABSCESSO PERIAPICAL, o tipo mais comum. O abscesso periapical pode ser tratado sem antibióticos (o que eu particularmente discordo, dependendo do caso), e o tratamento de canal é feito para tirar permanentemente a sensibilidade do dente e para evitar novos casos. As vezes, o abscesso ocorre nos tecidos de suporte do dente, sendo chamado ABSCESSO PERIAPICAL, usualmente associado com doença periodontal (de gengiva), permitindo às bactérias a formação de bolsas ao redor do dente. Estes abscessos também podem ser tratados sem antibióticos (também discordo), através de incisões gengivais para drenar o pus. O dente também pode ser extraído. Se não tratado, as bactérias do abscesso podem se espalhar para outras regiões, incluindo espaços entre os ossos faciais, infecções cerebrais, faciais e no pescoço.

Qual a tua opinião sobre a responsabilidade de um cirurgião-dentista?

0 comentários:

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: