O blog modificou seu público alvo ao longo de sua existência, sendo inicialmente voltado ao leigo, mas com o crescente número de acessos por parte de estudantes e colegas, vemos a necessidade de vez ou outra contempla-los com posts mais específicos e técnicos, como é o caso.
Temos recebido no consultório cada vez mais casos de elementos dentários extra-numerários, muito embora a quantidade de pacientes com presença de terceiros molares esteja diminuindo (lei da evolução?).
Este caso mostrou-se especialmente complicado, tanto no diagnóstico como na sua resolução.
Vejam pelas imagens tomográficas que o canino 23 está retido por vestibular, retenção esta causada pelo elemento 25, que está retido por palatina, em posição horizontal, e com a coroa atipicamente voltada para distal, próxima à coroa do 23.
Reconstrução 3D mostrando a retenção dos elementos 23 e 25 |
Reconstrução 3D com remoção virtual do tecido ósseo |
Reconstrução panorâmica |
Cortes axiais revelando a profundidade das inclusões |
Cortes sagitais |
Além disso, haviam outras complicações como restos radiculares de dentes decíduos no leito cirúrgico e presença de sentes conoides e decíduos erupcionados.
Optamos pela remoção do 25 por acesso palatino, e manutenção do 23 com colagem de aparatologia ortodôntica (laçada) para o seu posterior tracionamento. Caso muito interessante.
0 comentários:
Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: