Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Rânula

A Rânula é uma entidade semelhante à mucocele, porém localizada sempre no assoalho bucal, sob a língua.

É um cisto de retenção de muco (saliva). Por algum motivo - geralmente trauma dentário ou alimentar - um a das glândulas responsáveis pela lubrificação/salivação e/ou ducto salivar é bloqueado ("entupido"), fazendo com que a produção de saliva não se exteriorize.

A consequência óbvia é um aumento de volume dos tecidos que circundam a glândula e/ou ducto, que geram um impacto visual agressivo, embora não seja uma lesão perigosa ou de difícil manejo. A saliva extravasa para o interior dos tecidos, podendo haver reação inflamatória e sintomatologia dolorosa, especialmente antes das refeições (quando o fluxo salivar é maior).


Características clínicas da rânula

A característica clínica mais marcante é a cor azulada da lesão, resultado da visualização salivar por transparência. Pode haver também redução da salivação (pelo bloqueio das vias salivares). Frequentemente a lesão pode romper-se espontaneamente, voltando a aumentar de volume após alguns dias.

Curiosidade: a denominação rânula (já que a lesão é clinica e histopatologicamente semelhante a qualquer cisto de retenção de muco), é devido ao formato, que lembra uma rã.

É importante não perfurar a lesão de forma aleatória, pois somente a remoção cirúrgica da glândula envolvida é garantia de ausência de recorrências. Pode haver também lesões que confundem com a rânula (diagnóstico diferencial), sendo imperativa a consulta com dentista!

0 comentários:

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: