Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Sialolito (sialolitíase ou "pedra" de glândula salivar)

A sialoadenite (inflamação de glândula salivar, normalmente causando um cisto de retenção de muco), é, segundo Regezi et al, geralmente causada por um sialolito (precipitações de sais de cálcio e fosfato de cálcio, semelhantes à "pedras", que podem localizar-se no interior da glândula, ducto ou estruturas associadas).

Mais comumente associada às glândulas submandibulares (acima de 80%), constitui-se num aumento de volume recidivante geralmente com dor local associada, com piora durante as refeições (quando há estimulação de saliva). Pode também estar associada à secreção purulenta. As lesões em glandulas salivares menores normalmente involuem espontaneamente, com as pedras sendo expelidas durante a salivação.

Quando ocorrem em glandulas maiores, como sublinguais, parótidas, ou submandibulares, atingindo tamanho maior o que impede a expulsão espontânea, normalmente é exigida cirurgia de remoção, conforme o caso apresentado AQUI.

O caso de hoje mostra dois cálculos com aproximadamente 1cm cada um, localizados no interior do ducto submandibular direito, conforme os sintomas de edema e dor apresentados pelo paciente e confirmados por exame radiográfico.

Procedeu-se a remoção cirúrgica das pedras, e o prognóstico é bom.

RX oclusal evidenciando dois sialolitos (pedras) na região submandibular direita

Tumefação na região

Incisão evidenciando um dos cálculos

Peças cirúrgicas

Suturas




0 comentários:

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: