Assunto controverso na literatura, a presença de dentes extra ou supra-numerários se faz cada vez mais presente na clínica cirúrgica, embora a literatura diga que a tendência é de cada vez surgirem menos, assim como acontece com os dentes de siso. Na verdade, a explicação mais plausível para o futuro desaparecimento de nossos dentes é o seu uso cada vez menos importante! Pobres dentistas que ficarão sem emprego daqui a alguns séculos!
Indo de encontro à essa literatura, nós, que fazemos cirurgia, seguidamente nos deparamos com elementos dentários a mais nas arcadas, com indicação de remoção cirúrgica, pelos mesmos motivos pelos quais se removem os terceiros molares.
Esta semana identificamos mais um, justo em uma das posições que mais aparecem, atrás do terceiro molar superior, o chamado "quarto molar".
Veja a radiografia:
Radiografia panorâmica do caso |
Detalhe do quarto molar |
A remoção cirúrgica é geralmente simples. Após a remoção do siso, o quarto molar fica visível. Repare no tamanho da peça, geralmente um micro-dente, e na sua posição superior ao ápice do siso.
Peças dentárias removidas |
Eu que trabalho com Radiologia tb vejo muitos casos: 4o molar, mesio-dens, pré molares...
ResponderExcluirOlá, colega e amiga, mande fotos dos teus casos para que possamos publicar aqui no blog!
ResponderExcluir