Existem duas teorias/correntes antagônicas dentro da odontologia no que diz respeito ao possível deslocamento de dentes causados pelo erupcionamento dos terceiros molares (sisos).
Aquela defendida por muitos ortodontistas, considera que esta movimentação é natural, devido à tendência de mesialização (movimento anterior) dentária.
Outra corrente diz que a força de erupção do dente do siso é sim responsável por movimentação dentária.
Na nossa experiência, baseada na observação e remoção de muitos terceiros molares, achamos sim que a força de erupção, responsável por problemáticas que variam desde reabsorções de dentes vizinhos à formações císticas, pode certamente também movimentar dentes adjacentes, dependendo da densidade óssea, formato das raízes e direção da força eruptiva do terceiro molar.
Na foto, um típico caso. Observe a tentaiva de eupção do terceiro molar inferior lado esquerdo, que mostra apenas parte da coroa, e as modifições de alinhamento dentário por ele causadas nos dentes adjacentes.
Por este motivo, concordamos com a teoria da remoção profilática dos terceiros molares, qual seja, a indicação da sua remoção para PREVENIR problemas futuros, antes que eles efetivamente se instalem.
3º molar em tentativa de erupção, causando deslocamentos dentários |
Concordo com a teoria profilática e acredito que seja sim, o melhor caminho para os terceiros molares.
ResponderExcluirObrigado, colega!
ResponderExcluir