Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Cárie oculta

Condição muito comum e responsável por grande parte das perdas dentárias. É preciso deixar claro que a coroa dentária consitui-se do esmalte - camada mais externa e tecido mais duro do corpo humano - , dentina - camada imediatamente interna ao esmalte, e de menor consistência - e polpa - ou nervo, responsável pelas sensações, inclusive a dor.

Com o uso disseminado da fluoretação, seja na forma que for, naturalmente os tecidos dentários ficam mais mineralizado, principalmente a camada mais externa - esmalte. O ácido produzido pelas bactérias presentes na flora bucal fazem poucos danos nesta camada mais externa. Subsequentemente, através dos sulcos existentes nas coroas, as bactérias penetram, destruindo a dentina e muitas vezes atingindo a polpa.


Observe a pequena mancha, incompatível com a dor sentida pelo paciente

Geralmente o paciente apresenta dor forte, incompatível com as características clínicas apresentadas, exceto por pequenas manchas no esmalte. Ao RX, percebe-se a destruição da dentina, sem envolver o esmalte, condição conhecida como "esmalte socavado", que nada mais é do que a camada externa íntegra, porém sem apoio da camada interna - dentina.


Imagem aproximada do "esmalte socavado"

Radiografia panorâmica do caso

A destruição chega a ser tanta, que muitas vezes o dente é condenado à extração. A extração deve ser cuidadosa, uma vez que a simples pressão sobre a coroa provoca a sua fratura imediata, devido ao pouco suporte.

Peça cirúrgica - observe a destruição da coroa


Alvéolo suturado

2 comentários:

  1. Olá Fabiano!
    Meu nome é Carol e eu tenho 18 anos e vou prestar vestibular para odonto!
    Adorei o blog porque diferente de outros, mostra que é possível ser sim um bucomaxilo de sucesso e ser feliz com isso!
    Obrigada por reacender a chama em mim com apenas algumas palavras!
    Parabéns pelo sucesso, espero ser como você!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Obrigado pelas tuas palavras. Podes ter certeza que a ideia do blog é essa mesmo, estimular, criar contatos, tanto aos pacientes como aos colegas. Fique a vontade para dar tuas sugestões. Prestará vestibular para qual universidade? Boa sorte!

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: