Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Levantamento Atraumático do Seio Maxilar

Em casos selecionados, em que existe pouco tecido ósseo maxilar para a instalação de um implante, em razão da proximidade com o seio maxilar (cavidade no interior dos ossos maxilares), a técnica pode ser indicada. O ganho em altura com a técnica é de 2 a 3mm, ou seja, o caso deve ser muito bem indicado.

No caso a seguir, em que havia cerca de 6mm de tecido osso em sua maior altura, porém osso de boa qualidade, optou-se pelo levantamento atraumático, que consiste em gentilmente compactar o osso alveolar em uma posição mais superior, com o auxílio de cinzéis milimetrados com ponta convexa, de maneira a colher o osso das paredes da cavidade.

Corte tomográfico panorâmico mostrando a área a ser implantada

Corte aproximado transversal mostrando pouco altura óssea
Minuciosamente planejada com o auxílio de tomografias, a técnica promove uma fratura em galho verde da cortical óssea, sem no entanto romper a mucosa do seio maxilar, o que poderia promover sinusite crônica. Com o ganho real em altura, é possível então a instalação do implante desejado, neste caso de7,5mm. Na visualização da radiografia pós-operatória, note que ganhamos até um pouco mais de osso do que o esperado, e um implante de maior comprimento poderia ter sido instalado.


Cinzel posicionado para a compactação óssea superior - note a régua milimetrada

Implante inserido na posição


RX pós-operatório mostrando o ganho em altura

Neste outro caso, tínhamos uma altura um pouco maior, motivo pelo qual fomos um pouco mais agressivos na técnica, ganhando cerca de 3mm.

Corte tomográfico panorâmico

Observe o limite com o seio maxilar

A radiografia pós-operatória mostra o implante de 10mm instalado, no limite com a cortical óssea. Note a remodelação da fratura em galho verde, mostrando uma imagem em "arco" na região.

RX com o implante posicionado

Repare na neoformação óssea superior em "arco"

0 comentários:

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: