Não cansamos de bater na tecla de a prevenção é a melhor e mais barata maneira de atingirmos níveis aceitáveis em saúde bucal. Felizmente, parece que os meios de comunicação, embora tardiamente, estão ajudando o leigo a perceber desta maneira, através de matérias educativas e extremamente esclarecedoras.
Temos falado muito sobre o papel do cirurgião dentista em uma equipe multidisciplinar, como neste e neste artigo.
Nos últimos dias, outro artigo publicado pelo jornal ZERO HORA/clicrbs tem circulado pelas redes sociais.
Não é de hoje que sabemos, e as pesquisas sempre deixaram bem claro, que a saúde bucal faz parte de um complexo como um todo. Não podemos separar a boca do resto do corpo quando falamos em saúde, e daí a importância de um profissional dentista estar inserido em um contexto mais amplo, dentro de uma equipe médica completa. Sabemos que a contaminação dos vasos sanguineos que estão na cavidade bucal por bactérias que contaminam os dentes podem facilmente se disseminar para órgãos importantes, como o coração.
A reportagem completa é bem clara:
Saúde | 15/11/2011 13h10min
Limpeza profissional dos dentes ajuda a reduzir risco de infarto e AVC
Pessoas cujos dentes foram limpos por dentista oapresentavam 24% menos riscos de sofrer um ataque cardíaco
Limpar os dentes regularmente não só garante um sorriso brilhante, mas também ajuda a reduzir os riscos de infarto e acidente vascular cerebral, revelou estudo publicado domingo durante encontro da American Heart Association, em Orlando, nos Estados Unidos.
Os cientistas descobriram que as pessoas cujos dentes foram limpos por dentista ou profissional apresentavam 24% menos riscos de sofrer um ataque do coração e 13% menos de sofrer um derrame do que aqueles que nunca fizeram limpeza dental em um dentista.
Para o estudo, realizado no hospital geral de veteranos de Taipé, em Taiwan, foram coletadas amostras de 100 mil pessoas, que foram acompanhadas por sete anos. Os cientistas consideraram a limpeza dental frequente quando ocorriam pelo menos duas vezes a cada dois anos ou mais, e ocasionais se ocorriam uma ou menos de uma vez a cada dois anos.
A limpeza profissional dos dentes parece reduzir a inflamação provocada pela proliferação de bactérias, que pode provocar infartos e derrames cerebrais, explicou a doutora Emily (Zu-Yin) Chen, cardiologista do hospital de veteranos.
AFP
Parabéns pelo Blog e pelo artigo, meu caro Fabiano.
ResponderExcluirA leitura deste post, só comprova a minha tese de você ser um profissional comprometido com a busca de espaços para a odontologia na área hospitalar. Estamos juntos nessa!
Edélcio Francisco Anselmo
Coordenador do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva e Departamento de Apoio ao ASB e TSB da Associação dos Cirurgiões Dentistas da baixada Santista.
Obrigado, querido colega. Agora que vi que és de Santos. Apesar de estar chateado com a cidade em vista do time local ter batido o meu Internacional (tem a volta), fico feliz em saber que também és da cidade do Dr. Fued, de quem tive o privilégio de participar de alguns treinamentos em cirurgia ortognática. Grande abraço!
ResponderExcluir