Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

Fibroma Lingual


Gostamos muito do trabalho na área de lesões bucais, pois além do necessário conhecimento anatômico, devemos relacionar as possíveis causas da doença para então indicar o tratamento mais adequado, exigindo, além de técnica, pesquisa. Desta maneira, por mais uma vez iremos abordar esta lesão que faz parte do dia-a-dia do cirurgião-dentista.

O fibroma de lingua é o tumor oral benigno que pode ser considerado o mais comum, e o que mais aparece na clínica cirúrgica-odontológica. Por desconhecimento, normalmente pode assustar o paciente e até mesmo o profissional não preparado ou com pouca experiência em lesões de boca.

Trata-se de formação de tecido conjuntivo, extremamente fibroso, hiperplásico, podendo aparecer em qualquer ponto da mucosa oral, especialmente em partes móveis, como no interior da mucosa jugal (bochechas), lábios (geralmente o inferior), mas principalmente na língua. Isto se dá em razão de quase 100% dos casos a causa da lesão ser de origem traumática (próteses mal-adaptadas, restaurações ou dentes fraturados, mordidas acidentais), e a língua estar em íntimo contato com alterações deste tipo no interior da cavidade bucal. Geralmente o trauma acontece sem o paciente perceber, e o estímulo constante faz com que a lesão vá aumentando de tamanho.

No caso relatado à seguir, como quase sempre acontece, a paciente nos procurou com a queixa de lesão na ponta da língua, indolor, com aumento de volume progressivo e sem causa aparente. Por ser lesão indolor, geralmente existe uma demora para procurar o profissional, o que faz com que o aspecto piore.

Lesão hiperplásica, de coloração normal e indolor no ápice lingual

Procuramos por restauraçõesou próteses mal adaptadas e não as encontramos. Então, testando a mobilidade lingual, achamos como causa da lesão um hábito parafuncional da paciente, que jogava, inconscientemente, a ponta da língua entre os dentes, repetitivamente durante o dia.

Interposição do ápice lingual entre os espaços interdentários

O tratamento é simples: remoção cirúrgica conservadora e remoção da causa (no caso, mudança de comportamento para a eliminação do hábito). É interessante enviar a peça para exame histopatológico.


Remoção cirúrgica conservadora e biópsia

A lesão evolui bem e geralmente não há recorrência, a menos que a causa do traumatismo se perpetue.


Aspecto pós-operatório de 15 dias

É importante que se frise que a lesão é benigna. Pela nossa experiência, o medo de um diagnóstico maligno afasta o paciente de um exame mais apurado, perpetuando a doença. Somente o diagnóstico preciso pode tranquilizá-lo.


22 comentários:

  1. Boa tarde,
    Sou estudante de odontologia e estou fazendo um estudo sobre essa lesao. Entao, gostaria de saber quais tecnicas anestesicas foram usadas e quais instrumentais foram utilizados para fazer a remoção da mesma.
    Se responder, ficarei extremamente feliz!
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo usamos apenas anestesia infiltrativa local, não costumo usar troncular nestes casos. O instumental foi apenas pinça hemostática e lámina de bisturi 15c, além de material de síntese. Se quiser enviar os resultados da pesquisa posso publicar no blog

      Excluir
  2. Boa noite
    De um dia para o outro apareceu uma protuberância no lado esquerdo da língua, quase perto da garganta, está doendo muito, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser mesmo um fibroma, embora dificilmente seja doloroso. Lesões de boca dependem de diversos fatores, sugiro procurar um dentista o mais rapido possivel

      Excluir
  3. Obrigado pela info. Ja marquei consulta para retirar o fibroma. A causa é mais dificil. Minha lingua é conprida e mordo-me no apice lingual muitas vezes. Pode haver reincidencia maligna da lesao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Existem relatos na literatura de malignização à longo prazo se o trauma crônico se estender por muitos anos. Eu particularmente nunca vi nenhum caso.

      Excluir
  4. Meu nome e Selma eu tinha uma bolinha na ponta da língua e sempre mordia em cima dela. Fui ao dentista e o mesmo a retirou e mandou para exame o resultado foi conclusão diagnóstica: Biópsia de Lingua : Fibroma. Ele m disse q não e nada grave. É isso mesmo só pra eu ter uma segunda opinião. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Selma. O diagnostico histopatologico de Fibroma é dos mais comuns da cavidade bucal, geralmente correspondendo à um processo de trauma, que pode ser até uma mordida. É totalmente benigno e não costuma recidivar, não se preocupe

      Excluir
  5. Meu nome é Bruna,a uns 3 meses tirei meu dente do sizo,e bem ao lado na parte interna da bochecha surgiu um caroco duro como se fosse uma cartilagem,nao da pra ver apenas sinto quando passo o dedo,será que é fibroma?

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Bruna,a uns 3 meses tirei meu dente do sizo,e bem ao lado na parte interna da bochecha surgiu um caroco duro como se fosse uma cartilagem,nao da pra ver apenas sinto quando passo o dedo,será que é fibroma?

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Olá. Nossos contatos aqui https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5821643508772627704#editor/target=post;postID=1380786335806133354;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=285;src=link

      Excluir
  8. Olá
    Eu tenho uma dessa na ponta da língua há vários anos

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se os pontos foram com sutura reabsorvivel?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde doutor, a mais ou menos um ano e meio ,apareceu uma bolinha do lado da minha lingua...tinha acabado de voltar do dentista,mas ela não comentou nada.Achei estranho aquela bola....é indolor e meio dura. Mas eu achava q nao aparecia quando conversava, ai as pessoas começaram a perguntar e fiquei constrangida. A minha mordida é torta, e parece q aquele pedacinho de carne se encaixa no meu dente....Então ,não sabia que existe a possibilidade de remoção....eu devo procurar um cirurgião dentista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for realmente fibroma é possivel remover tranquilamente. É importante que consulte o quanto antes pois existem diagnósticos diferenciais

      Excluir
  11. Flavinha Padua05 janeiro, 2024

    Bom dia por favor preciso de orientação.
    Meu esposo sofreu um acidente de moto e desde esse dia acredito que houve uma lesão na língua pois o mesmo não consegui movimentar a língua dentro da boca .
    Consegui colocar pra fora mas colocando muita força e mesmo assim não sai toda tem dificuldade em comer alimentos sólidos ,
    É como se a língua perdeu a força , não vai sozinha para os lados e nem pra cima .
    O que devemos fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ir no bucomaxilo para descartar lesão traumática, mas tambem recomendo opinão do neurologista e fonoaudiólogo

      Excluir
  12. Dr., há poucos dias surgiu um pele sobressalente na parte de dentro da minha bochecha, é uma pele muito fina então consigo mudá-la de posição. Ela está com um afta, por isso dói. Pode ser um fibroma? O que posso fazer para ela sumir sozinha? Mordo muito a boca na parte de dentro, estou em processo da cirurgia ortognática.

    ResponderExcluir
  13. Se for confirmado o diagnóstico de fibroma, ele não some sozinho, obviamente. É preciso avaliar com o dentista

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: