Existem numerosas causas para a remoção do terceiro molar ou dente do siso. A explicação mais factível remonta aos nossos ancestrais. Nos primórdios, sem as facilidades dos fast-foods e dos congelados, o terceiro molar era extremamente importante no consumo da carne, grande parte das vezes crua.
Com a seleção natural, a mandíbula foi reduzindo seu tamanho, como se percebe no estudo dos crânios dos fósseis.
Diferença de tamanho do osso mandibular entre dois fósseis |
Com isso, o dente do siso foi perdendo função e espaço no interior dos ossos maxilares. Como consequencia, na grande maioria dos casos, o terceiro molar está mal posicionado ou ainda no interior do tecido ósseo, o que pode vir a causar diversos problemas, tais como cistos, reabsorções, fraturas mandibulares e dor.
Esta semana recebemos um paciente com sintomatologia dolorosa na região do terceiro molar. Nossa surpresa foi ao solicitarmos a radiografia de rotina: a dor era proveniente não do terceiro, mas do segundo molar, fortemente afetado por cárie em função do posicionamento inadequado do siso.
Radiografia periapical do caso |
Infelizmente, pelo grau da extenção da cárie, nossa opção foi pela remoção dos dois elementos. A demora do paciente em procurar ajuda fez com que a manutenção do segundo molar fosse contra-indicada. Repare na quantidade de cálculo acumulada junto ao siso, pela dificuldade de higienização da área, e pela grande cavidade no segundo molar.
Peças cirúrgicas removidas |
Na dúvida, consulte seu dentista!
seleção natural, não evolução ;)
ResponderExcluirmuitobomessecafe.blogspot.com.br
Obrigado pelo alerta, já está corrigido.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir