O curriculum, como comprovante da produção científica de cada um, é cada vez mais importante na seleção para uma Residência, ou até mesmo para uma entrevista de emprego. É natural que nós, como formadores de opinião por meio deste blog, sejamos procurados por estudantes e até mesmo colegas em busca de dicas para artigos, temas-livres ou pôsters, e até mesmo para participar como autor ou co-autor em seus trabalhos. No que sempre colaboramos com o maior prazer.
Em 2011, ajudei, virtualmente, uma estudante de odontologia de João Pessoa, que me pedia gentilmente que cedesse um de meus casos para apresentação em Congresso, além de dicas na confecção do trabalho, em troca da co-autoria.
E-mail com pedido de co-participação em trabalho científico |
Trocamos vários e-mails, sempre respondidos prontamente, a respeito da confecção do trabalho. Cedi um de meus casos, corrigi alguns erros científicos e de ortografia, até que finalmente enviamos o resumo ao Congresso. O trabalho foi aprovado e apresentado, conforme podemos ver nos anais do CIOPE de Pernambuco/2012, sob o título "Drenagem extra-oral de abscesso odontogênico".
Ajuda na confecção do resumo e do painel |
Trabalho aprovado |
Perfeito, mais um estudante feliz! O problema é que, depois disso, as respostas aos e-mails cobrando o certificado da co-autoria se tornaram cada vez mais raros, com as mais variadas justificativas, até que finalmente cessaram. Ficamos sem o certificado e com uma grande lição: se nem mesmo em colegas podemos confiar, desde então os trabalhos passaram a ser feitos sempre presencialmente...
Após insistentes solicitações de cópia de certificado, a promessa do envio do mesmo, que nunca chegou |
0 comentários:
Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: